Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 20, 2008

Obama em queda nas sondagens


As sondagens nacionais indicam, mais que nunca, que a corrida chega às convenções completamente imprevisível. Barack Obama e John Mccain estão agora num verdadeiro empate técnico. A maior vantagem até é de Mccain, no estudo da Reuters, e até aparece com mais votos eleitorais nesta previsão do Real Clear Politics. O candidato republicano recuperou no Indiana e Carolina do Norte, Red States em que Obama chegou a ter excelentes as sondagens nas últimas semanas. No importantíssimo estado do Ohio, Mccain retomou a liderança, e na Florida também está em boa forma, permanecendo sistematicamente à frente de Obama. A única boa noticia para o candidato democrata é no Iowa, estado que Bush venceu por ligeira margem.

O mês de Agosto foi de recuperação de Mccain. Mas agora, a candidatura de Obama vai ter bons momentos. Esta semana vai anunciar o nome de VP, e na próxima decorrerá a Convenção de Denver, que se espera um grande espectáculo mediático. E certamente daqui a duas semanas, Obama terá uma superioridade considerável nas sondagens. Depois virá a Convenção Republicana, e veremos como se estabelece a candidatura republicana. E partir daí, começa a campanha a sério para Novembro. E já sem margem para falhas.

Anúncios

Responses

  1. A análise que fiz, prevendo uma vitória fácil de McCain em Novembro, parece estar a concretizar-se. Sei que parece um exagero, mas se analisarem as sondagens e a nova sondagem do RCP, Battleground Poll do “the Tarrance Group” (R) e “Lake Research Partners (D)”, com as indicações profundas da evolução do eleitorado, não me acharão tão despropositado.

    Ou as coisas mudam bastante ou Obama somente ganhará na Nova Inglaterra, Nova York e costa oeste, perdendo o Ohio, e talvez o Michigan, o Minnesota e a Pensilvânia. A isto chamo eu uma vitória fácil de McCain.

    De resto, já venho dizendo isto desde Março.

    Miguel Direito

  2. Infelizmente,eu não espero mais nada da maioria povo norte americano..é notório que começaram a aflorar os preconceitos e desconfianças em relação a Obama..é um eleitorado inseguro,influencíável,bitolado..etc..etc..etc

  3. Ontem, Obama devolveu , subtil e inteligentemente, alguns dos golpes retóricos lançados , ultimamente, por McCain:

    “One of the things that we have to change in this country is the idea that people can’t disagree without challenging each other’s character and patriotism. I have never suggested that Sen. McCain picks his positions on national security based on politics or personal ambition. I have not suggested it because I believe that he genuinely wants to serve America’s national interest. Now, it’s time for him to acknowledge that I want to do the same.”

    É pena que isso passou ao lado do atento N. Gouveia.

  4. McCain certamente que ganhará, mas não ao ponto de vencer Pensilvânia, Michigan e Minnesota. Tal tal acontecesse seria o descalabro do esquerdismo nos EUA: Bush nunca venceu em nenhum destes Estados.

  5. Caro Silas,
    Por acaso até li essas declarações de Obama. Mccain tem feito uma campanha negativa nas últimas semanas, com os resultados conhecidos. Obama parece que só agora está a começar a contra-atacar.

    Nas últimas semanas não tenho dedicado tanto tempo às estratégias utilizadas pelos candidatos, nem as suas declarações. Espero depois das convenções dedicar algum tempo às diferentes estratégias seguidas pelos candidatos. Como haverá de imaginar, tenho que seleccionar os assuntos que coloco aqui. É natural que me falhem muitos aspectos relevantes desta campanha….

    Caro libertas..
    Como podemos ver nas sondagens, o Minnesota e o Michigan podem mesmo virar. Improvável, mas não impossível. E acho que é cedo para ter certezas em relação ao vencedor final. Em politica, dois meses são uma eternidade…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: