Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 20, 2008

Veeps XVI

Até Obama anunciar a sua escolha para VP, este assunto não irá desaparecer do espaço mediático. Apesar das sondagens mais ou menos negativas que Obama está a ter esta semana, o tempo de antena é seu. E isso é positivo para a sua campanha, que se está preparar para um domínio absoluto da atenção na próxima semana, com a Convenção Democrata de Denver.

Uma coisa parece certa: no próximo sábado, Barack Obama deverá fazer uma aparição conjunta com o VP, num comício, em Springfield, Illinois. E o anúncio, segundo Marc Ambinder, pode acontecer já amanhã. A agenda de quinta-feira para Barack Obama inclui uma visita à Virgínia, onde deverá estar com o governador Tim Kaine, um dos nomes mais menções. Como tudo isto não passam de especulações, a CBS garante que o anúncio do VP será na sexta-feira.

Joe Biden, que domina o mercado de apostas da CNN, disse ontem que “I am not the Guy”, mas depois corrigiu essa afirmação, assegurando que nada sabia sobre o assunto. Nos últimos dias, o nome do Senador do Delaware tem sido dos mais referenciados, e pode ser uma aposta segura para Obama.

O nome de Kathleen Sebelius permanece como uma forte hipótese. Eu já defendi que seria um erro escolher uma mulher que não Hillary Clinton. Mas a sua ligação especial com Obama, o facto de ser Governadora num Red State, moderada, católica e mulher, pode contribuir para ser a VP democrata.

Os jornalistas a pundits estão atentos a tudo o que os candidatos dizem. Ontem, e ao contrário de outras vezes, Barack Obama referiu-se ao VP como “ele”. Jack Tapper refere mesmo isso neste post. Será que utilização deste pronome quer dizer alguma coisa? Isto até poderá ter algum fundo de verdade, pois os três nomes mais citados nos últimos dias são Tim Kaine, Joe Biden e Evan Bayh.

O candidato presidencial independente Ralph Nader é que não acredita nisto, e defende, em declarações ao Politico, que a escolhida será Hillary Clinton. Que é, para Nader, de longe a melhor hipótese para Obama vencer as eleições de Novembro. Comparados com ela, Kaine, Biden ou Bayh, pouco podem oferecer ao ticket democrata, defendeu o advogado.

Advertisements

Responses

  1. A análise que fiz, prevendo uma vitória fácil de McCain em Novembro, parece estar a concretizar-se. Sei que parece um exagero, mas se analisarem as sondagens e a nova sondagem do RCP, Battleground Poll do “the Tarrance Group” (R) e “Lake Research Partners (D)”, com as indicações profundas da evolução do eleitorado, não me acharão tão despropositado.

    Ou as coisas mudam bastante ou Obama somente ganhará na Nova Inglaterra, Nova York e costa oeste, perdendo o Ohio, e talvez o Michigan, o Minnesota e a Pensilvânia. A isto chamo eu uma vitória fácil de McCain.

    De resto, já venho dizendo isto desde Março.

    Miguel Direito

  2. Desculpe dizer isso e posso até estar errado, mas se Obama optar por Hillary, será por que foi quase que forçado frente as ultimas sondagens…dá pra ver que ele não quer ver ela nem pintada de ouro, só quer os votos dos que votaram nela e no mais que ela suma…

  3. Agora numa coisa Nader pode ter razão, Obama está ensaiando demais o anuncio desse Vice, fazendo muita festa em torno, terá que pelo menos anunciar um vice a altura, se fizer tanto barulho e anunciar um vice que pouco acrescente vai ser uma grande gafe…

  4. As sondagens actuais parecem indicar que o mapa eleitoral de 2004 poderá não mudar assim muito. E isso favorece Mccain, obviamente.

    Ainda é cedo para prever um cenário tão catastrófico para Obama, pois continua a ter ligeira vantagem na maior parte das sondagens nacionais, e é competitivo em alguns swing states, como a Pensilvânia. E mesmo na Carolina do Norte, Virginia, Colorado e Indiana não está muito longe de Mccain.

    Obama parecia estar a preparar-se para ter uma opção segura para VP: Kaine, Bayh ou Biden, ou seja, nem acrescentariam muito, nem retiravam muito. Talvez siga o conselho de Nader e opte por Clinton. Seria arriscado, mas talvez garantisse a vitória em Novembro.

  5. Na verdade é o caso de Nader ter acertado por que li ontem a noite no site do The New York Times que os assessores de Obama disseram que ele já fez sua escolha e já avisou o escolhido…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: