Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 21, 2008

Hillary surge novamente

Os nomes de Evan Bayh, Tim Kaine e Joe Biden são os mais falados. Mas o dream ticket ainda não morreu. Pelo menos nos media e pundits americanos. Nos últimos dias, e talvez pelas sondagens menos positivas, o nome de Hillary Clinton emergiu por diversas vezes como hipótese para VP de Obama.

São evidentes as tensões entre ambos, e a campanha negativa que protagonizaram nas primárias acentuou essa desconfiança. Bill Clinton também representa um problema, pois a equipa de Obama não saberia o que fazer com o antigo presidente, depois de Barack Obama ser eleito. O candidato democrata tem assentado a sua mensagem na “mudança”, o que entra em contradição em ter Hillary como VP.

Depois da vitória de Obama em Maio passado, o dream ticket nunca passou de uma miragem. Várias foram as histórias alimentadas para afastar este cenário. Mas os maus resultados de Obama entre o segmento do eleitorado que apoiou Hillary Clinton pode mudar isso tudo. Haverá várias razões para suportar a opção Hillary, bem como o inverso. Mas uma coisa parece-me evidente: Obama não quer escolher Clinton para VP, e se realmente o fizer (o que seria uma grande surpresa nesta fase), apenas será porque sentiu que necessitava desesperadamente dela para vencer. Mas não será uma escolha a gosto. Também John Kennedy em 1960 escolher Lyndon Johnson a contra-gosto, pois detestava o político texano. Mas para vencer, por vezes, tem-se que fazer concessões.

Entretanto, Barack Obama afirmou que já fez a sua opção. Nas próximas horas saberemos que vai ser o candidato a Vice-presidente democrata.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: