Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 23, 2008

Joseph Biden, 65 anos

Joseph Biden nasceu em 1942 no estado da Pennsylvania, no seio de uma família irlandesa católica. Aos dez anos mudou-se para Claymont, Delaware. A sua formação académica foi em Historia e Ciência Politica na Universidade do Delaware e ainda em Direito, na Universidade de Syracuse.

A sua carreira política iniciou-se de forma fulgurante em 1972, quando foi eleito Senador aos 29 anos. Actualmente é um dos mais antigos senadores, e aos 65 anos, um dos especialistas em política externa da no Senado. É o chairman do poderoso Committee on Foreign Relations e dos mais influentes senadores do Partido Democrata.

Em 1988 candidatou-se à nomeação democrata à Presidência dos EUA. Antes de começar as primárias, era um dos favoritos, e encarado como uma jovem promessa no Partido. Um escândalo relacionado com plágio num discurso, e exageros sobre o seu percurso académico obrigaram-no à desistência, ainda antes do Iowa.

Em 2002 apoiou a guerra do Iraque, uma decisão que mais tarde viria a arrepender-se. Nos últimos anos tem sido um  crítico da Administração Bush e da condução da guerra. Este poderá ser um dos aspectos a explorar pelos republicanos. É considerado um moderado e centrista do Partido Democrata, e vem dar consistência e experiência ao ticket democrata.

Em 2004, parece que foi convidado para ser VP de John Kerry, mas segundo algumas crónicas, recusou o cargo e sugeriu que Kerry optasse pelo republicano… John Mccain. É um dos senadores democratas que têm boas relações com o candidato republicano, mas a partir daqui não são esperados grandes elogios entre eles.

Este ano foi novamente candidato à nomeação democrata, mas obteve fracos resultados no caucus do Iowa e abandonou a corrida. Ainda nestas primárias, deixou boa impressão, especialmente nos debates, demonstrando sempre um grande à vontade e um grande traquejo neste tipo de confrontos. Foi, por vezes, demasiado critico de Obama, o que agora certamente será explorado pelos republicanos.

As origens modestas de Joe Biden podem ser relevantes para Barack Obama  conseguir comunicar com o eleitorado tradicionalmente democrata. É um orador com muitas qualidades e deverá obter uma boa prestação no debate entre VPs. É ainda o candidato ideal para funcionar como attack dog de Obama. Mas estas qualidades confundem-se com as gaffes que por vezes comete, o que levou Rush Limbaugh a dizer que adorava ter Biden como VP democrata, devido ao arquivo vídeo que possuem sobre ele.

Era o candidato esperado nos últimos dias. A seguir irei escrever sobre a opção em si.


Responses

  1. AO CONTRÁRIO DE SARAH PALIN, PELO MENOS O VICE DO OBAMA TEM UMA BAGAGEM BEM FORTE, É MEMBRO DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO ESTADUNIDENSE.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: