Publicado por: Nuno Gouveia | Agosto 28, 2008

“I here to support Barack Obama”

Foto retirada do The Page

Foi desta forma que Bill Clinton iniciou o seu discurso, tendo sido recebido de forma entusiástica pelo público. Como político competente e devoto, o antigo Presidente democrata baseou o seu discurso em Barack Obama. Apesar de não ter sido tão brilhante como Hillary Clinton, conseguiu cumprir o seu papel nesta convenção, apresentando o seu caso a favor de Obama. Ao lembrar que em 1992 também o criticavam por ter pouca experiência, Clinton ofereceu argumentos à candidatura democrata em 2008. Foi um discurso virado para o futuro, contrapondo com o passado que John Mccain representa. Apesar de ter elogiado o seu adversário republicano, o antigo Presidente demonstrou que pode ser um importante auxilio para os próximos meses.

Bill Clinton é um dos políticos mais brilhantes da sua geração. Apesar de ser conhecido o seu ressentimento, hoje subiu a palco e fez a defesa do político que derrotou a sua esposa. E fê-lo relembrando o seu legado na vida política americana, o que é notável. Este será outro dos momentos que ficará na memória desta Convenção.

Anúncios

Responses

  1. Foi de uma completa incoerência Bill Clinton dizer que Obama está pronto para governar e que não lhe falta experiência, enquanto toda a campanha da Hillary foi baseada no fato de Obama não ter experiência. Seria melhor se ele não tivesse entrado nesse assunto, que a meu ver, tornou todo o apoio dele a Obama, uma grande falsidade única!

  2. Diana,

    Nisso tem toda a razão. Hillary Clinton baseou a sua campanha no “ready to lead from day one”. Bill Clinton criticou diversas vezes a inexperiência de Obama. E por isso é que John Mccain tem utilizado as palavras de HRC em anúncios negativos.

    Mas Bill Clinton tinha de fazer isto. Se vai ser acusado de falsidade? Eu acho que ninguém acredita que Bill, mas também Hillary ontem, foram totalmente sinceros nas suas palavras elogiosas em relação a Obama. Mas a política é isto mesmo. Especialmente nos EUA.

  3. Por acaso até acho que o discurso de Bill Clinton foi uma verdadeira lição de como não apoiar… apioando! Ao contrário de Hillary, falou sempre em generalidades e diferenças entre os Democratas e os Republicanos. Mencionou muito poucas vezes o nome de Barack Obama, por exemplo. E o único (grande, mas único) soundbyte para a campanha foi o Thanks, but no Thanks!

    Cumpriu o papel de forma a não ser publicamente acusado, e por forma a não dar armas aos Republicanos, mas nada mais. Parece-me que já está a preparar a “guerra da sucessão” (para 2012 ou 2016 – preferencialmente para ele 2016) entre Caroline Kennedy e… chelsea Clinton (just a wild guess)

  4. Caro Rui Pedro,

    Que os Clinton estão preocupados com em lançar Chelsea isso parece claro. Mas é muito difícil, seja quais forem as motivações deles, e por muito hipócrita que seja o seu discurso, encontrar no que Bill disse esta noite alguma reserva para os comentadores se apoiarem como reserva a Obama. Houve outros soundbytes como “This time the third time is not a charm!” e “Barack Obama is ready to be President”. Acima de tudo “That makes two of us”. Se Obama tinha receios da noite de ontem, eu creio que dificilmente lhe poderia ter corrido melhor.

  5. Caro Carlos,

    Eu não acho que Bill Clinton tenha deixado algo no discurso para os comentadores verem como reserva de algo. Só acho que, comparado por exemplo com o de Hillary, foi muito menos suporter. Mais político, mas menos apoiante.

    Bascimente, fez o que devia fazer para ninguém lhe poder dizer algo, ou usá-lo para atacar Obama. E, neste caso, provavelmente já é muito.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: