Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 1, 2008

Sarah Palin, uma força ou fraqueza de Mccain

Desde que foi nomeada, a Governadora do Alaska não saiu das páginas dos jornais americanos. E pode-se dizer que as coisas estão a correr bem a Mccain. Em primeiro lugar, o histórico discurso de Barack Obama foi ofuscado pelo anúncio na sexta-feira. E se antes enfrentava resistência e falta de entusiasmo entre a base conservadora, com Sarah Palin, Mccain parece ter o Partido Republicano a seus pés. Pelo que tenho sentido aqui em Minneapolis, parece-me evidente que Mccain acertou na opção. A sua campanha já angariou mais de 10 milhões de dólares desde o anúncio (certamente um recorde para ele), e mais do que isso, parece ter impedido a subida nas sondagens de Barack Obama, como se vê nesta sondagem da CNN.

Mas nem tudo são rosas. Sarah Palin é inexperiente a nível nacional, e a qualquer momento pode cometer uma gaffe que coloque em perigo o seu sucesso. Hoje foi anunciado que a filha de Sarah Palin, de 17 anos, está grávida. A equipa de Mccain assegura que já sabia, e Barack Obama, com medo que os democratas venham a criticar Palin por este facto, já veio a público dizer que a família de Palin está fora dos limites de discussão. Obama aproveitou ainda para desclassificar totalmente a história que alguns blogues liberais andavam a divulgar nos últimos dias, sobre filho de Sarah Palin, com síndroma de Down. Segunda estes relatos, o bebé não seria dela, mas sim da sua filha, e teria assumido a sua maternidade para impedir que o escândalo se abatesse sobre a sua família. Mas este episódio deverá ser em breve esquecido, e a primeira prova de fogo para Sarah Palin deverá acontecer (assim espero) já na próxima quarta-feira, com o seu discurso de aceitação da nomeação na Convenção.

Anúncios

Responses

  1. Aparentemente o Gustav não é tão forte como inicialmente se pensava…pode ser que a Convenção retome os trabalhos normais. seria bom, não só pelos danos que a tempestade poderia causar…como pela oportunidade de assistirmos (o Nuno ao vivo!!!) a mais um espectaculo politico!

  2. “parece ter impedido a subida nas sondagens de Barack Obama, como se vê nesta sondagem da CNN.”

    Por outro lado:
    http://www.cbsnews.com/stories/2008/09/01/opinion/polls/main4405106.shtml

    “Democratic nominee Barack Obama’s lead over Republican John McCain has grown after the Democratic convention, which 71 percent of Americans say they watched. Obama and his running mate Joe Biden now lead McCain and Sarah Palin 48 percent to 40 percent, according to the latest CBS News poll.”

  3. Concordo com o jorge a. A sondagem da CNN é um evento isolado um outlier. Mais detalhes da existência de um efectivo convention bounce para Obama (mesmo após a nomeação de Sarah Palin em http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/09/houve-ou-no-um-impacto-da-conveno.html

    Carlos

  4. Toda a gente tem esqueletos no armário, e Sarah Palin não poderia ser excepção. Bill Gates foi preso por andar a alta velocidade, Steve Jobs tomava “coisas” alucinogénicas, Sarah Palin tem uma filha de 17 anos (da minha idade, portanto) grávida…

    Se McCain souber aproveitar isto bem (e aproveitar bem seria “ser um pouco menos conservador”), pode ganhar alguma vantagem… Mas se mantiver a mesma posição e esta discussão acerca das grávidas adolescentes vier à tona (e, consequentemente, todas as temáticas que rodeiam o tema, como o aborto), Obama poderá ganhar percentagem…

    Já agora, como é que está o Nader nas sondagens?

  5. ACHO MELHOR O JOHN MCCAIN TROCAR SEU VICE, POIS COM ESSES ESQUELETOS NO ARMÁRIO DE SARAH PALIN VAI COMPROMETÊ-LO, UMA VEZ QUE A SOCIEDADE CONSERVADORA (HIPOCRITAMENTE) ESTADUNIDENSE NÃO VAI ENGOLIR ISSO.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: