Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 2, 2008

Fred Thompson na primeira pessoa

Acabei de sair do “Blogger Brunches with Fred Thompson”, uma organização do blogue republicano Red State, com o apoio da Google. Este pequeno-almoço realizou-se num hotel de St. Paul, e estiveram cerca de 40 bloggers, sendo eu o único estrangeiro presente. Como tenho vindo a reparar, pelo menos no meio dos delegados e pessoas relacionadas com a Convenção, Portugal possuí excelente imagem aqui nos Estados Unidos. Mas quando digo que temos um Primeiro-ministro socialista, logo tenho que explicar que não é bem socialista, mas sim da esquerda democrática, uma espécie de Partido Democrata. A palavra socialismo assusta muita gente por estes lados. Mas a simpatia tem sido a nota dominante do tratamento que tenho recebido.

O antigo senador do Tennessee, que se candidatou à nomeação republicana este ano, elaborou uma breve defesa da candidatura de John Mccain, mas fez questão de focar o seu discurso em Sarah Palin e os media. A escolha de Sarah Palin surpreendeu toda a gente, e apesar dos republicanos terem ficado deliciados, os jornais e televisões não falam de outra coisa: a gravidez da filha de Palin, o marido que foi preso há 20 anos por conduzir sob efeito do álcool, e ainda uma investigação que decorre no Alaska sobre alegadas pressões para despedir um soldado, que estava a divorciar-se da sua irmã. O liberal New York Times tem mesmo estas três notícias na primeira página de hoje, o que foi “destroçado” por Thompson. Ao mesmo tempo, elogiou a resposta de Obama sobre esta matéria. Thompson enalteceu a escolha de Palin e criticou os media pela forma como estão a tratar Sarah Palin. Mas a grande crítica que tem sido feita a Palin é a sua falta de experiência, pois apenas tem 44 anos, e é Governadora do Alaska há apenas dois anos. Thompson seguiu a estratégia que tem vindo a ser implementada pelos republicanos, de comparar a experiência de Palin, não com Joe Biden, mas com Barack Obama. A alegação é que Obama não tem experiência executiva, e apenas três anos de experiência legislativa. Em resposta a uma pergunta sobre a cobertura dos media desta campanha presidencial, o também famoso actor afirmou que finalmente está aos olhos de toda a gente o tratamento privilegiado que Obama está a ter.

Por fim, Thompson elogiou a carreira de Mccain e a forma como se tem distinguido na luta contra o establishment de Washington, reafirmado os valores conservadores. Esta apresentação serviu para abrir o “apetite” para o seu discurso logo à noite, que será em prime-time.

Amanhã haverá outro Blogger Brunch, mas ainda não foi anunciado o convidado. Era para ser Bobby Jindal, mas devido ao furacão Gustav não irá estar presente em Minneapolis. Entre as possibilidades está Eric Schmidt, CEO da Google.


Responses

  1. […] Room: Boas e más notícias nas relações EUA-PT Fred Thompson na primeira pessoa, Nuno Gouveia: Como tenho vindo a reparar, pelo menos no meio dos delegados e pessoas relacionadas […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: