Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 2, 2008

Manifestação em St. Paul II

O cancelamento da maioria das actividades na Convenção não impediu milhares de pessoas de participarem numa manifestação contra… tudo. A guerra do Iraque era o mote de união, mas havia protestos para todos os gostos: criticas ao despesismo federal, contra a utilização de petróleo, pelas energias alternativas, a favor do aborto, contra uma guerra contra o Irão, contra a instalação de mísseis anti-balísticos na República Checa, a favor de melhores salários para os bombeiros… A lista é interminável, mas havia um alvo, ou aliás, dois: George W, Bush e John Mccain.

As ruas circundantes do Excel Energy Center estavam cortadas aos manifestantes, que eram vigiados e controlados pelo impressionante dispositivo policial destacado. Devo admitir que os polícias metiam respeito, e apesar de terem diversos deles terem sido muito simpáticos comigo (a credencial de Press também ajudou), imagino que as pessoas deviam pensar duas vezes antes de cometer ilegalidades ou actos irreflectidos.

A multiplicidade de protestos também se notava na disparidade de pessoas presentes. Vários veteranos de guerra, incluindo vários do Iraque, grupos de “Mães contra a Guerra” e “Avós contra a Guerra”, feministas, anarquistas (estes estiveram no foco na violência), entre muitos outros. Segundo dados recolhidos, mais de 130 grupos liberais estiveram presentes em St. Paul. E havia pessoas de todas idades, até mesmo bebés. Alguns apoiantes de Barack Obama ostentavam orgulhosamente material da campanha democrata, apesar do DNC não se ter associado ao protesto.

E a manifestação foi acima de tudo uma grande festa. Havia música, dança, estátuas de Mccain e Bush, e muitas palavras de ordem: “bring our troops home” ou “troops out now” foram algumas das frases mais ouvidas. E porque isto é a América, também havia muitos contra-manifestantes, bem visíveis pelas tabuletas que ostentavam: ”Let Our Troops Win”.

A polícia indicou que participaram cerca de 10 mil, bem menos que as 50 mil pessoas esperadas. Eu não assisti a escaramuças, mas li que algumas pessoas foram presas, por conduta violenta, e houve alguns estragos na baixa de St. Paul.

Gostei da experiência de ver-me envolvido no meio de uma manifestação deste tipo. Fiquei com uma visão inside dos meios mais liberais americanos. Podem ver algumas das fotos que tirei na minha página do Flickr.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: