Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 3, 2008

Blogger Brunch 2.0

Ao contrário do anunciado, Joe Scarborough não foi o convidado, mas tivemos a oportunidade de ouvir duas personalidades de respeito.

Em primeiro lugar, o CEO do Google, Eric Schmidt, esteve connosco à conversa durante algum tempo, respondendo a algumas perguntas da audiência. Uma questão particularmente pertinente, foi sobre a violação da privacidade do Google na China, que tem suscitado protestos em relação ao gigante da Internet. Schimidt não se furtou a responder, e denominou que a China tem uma firewall “Pretty Evil” que bloqueia os endereços que desejarem. Caso a Google não respeitasse as leis que o governo chinês impõe, não poderia operar no país. Mas o resto da conversa baseou-se nas supostas ligações da Google a meios mais liberais, nomeadamente através das contribuições dos seus funcionários para o Partido Democrata ultrapassarem bastante as do Partido Republicano. O CEO da Google disse que a política da empresa era dar 50-50 para ambos os partidos. Em relação aos seus funcionários, isso teria certamente a ver com os perfis das pessoas, e por a maior parte dos seus funcionários ser de Nova Iorque ou Califórnia, dois estados muito liberais.  E deixou um conselho para mudar isso: “Google is hiring”. Outro aspecto interessante foram os assuntos pouco comuns suscitados, como os ataquee que alguns blogues sofrem, ou o sistema anti-spam que bloqueia alguns sites. Foi engraçado ver o todo-poderoso CEO da Google responder a questões técnicas e a garantir a qualidade do serviço. Mas a mensagem principal do CEO foi a garantia que eles colocam as ferramentas à disposição das pessoas, e estas fazem o que querem com elas. Quando mais vozes a Google tiver, melhor será o seu serviço. Sejam eles liberais ou conservadores.

Mais tarde esteve à conversa connosco o congressista da Califórnia, Kevin McCarthy, que também foi o co-chairman da Republican Platform Committee, uma espécie da grupo que elaborou o programa do Partido para estas eleições. Num tom muito informal, explicou a inovação que representou a abertura ao público, através da Internet, da contribuição de ideias para a Plataforma. Ao todo, alcançaram mais de 11 mil colaborações, e 96% delas acabaram por ser aproveitadas.

Mais tarde falou das eleições legislativas que se aproximam e falou nos YoungGuns Republicans, uma plataforma de apoio a candidatos ao Congresso. Distribuiu mensagens de apelo ao envolvimento dos bloggers na campanha que se aproxima e pediu novas ideias e contributos para revolucionar o Partido Republicano, através das novas tecnologias. Até disse mesmo que estava a contratar alguém para trabalhar com ele nesta área, e distribuiu contactos. A América também é um pouco isto, e McCarthy falou num tom incrivelmente informal para um congressista, talvez por saber que estava rodeado de republicanos (eu deveria ser o único presente que não era).

Esta foi mais uma excelente experiência, pois estar com o CEO da Google e com um congressista americano não acontece todos os dias.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: