Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 3, 2008

Expectativas para esta noite

Finalmente teremos um dia na Convenção Republicana com um programa atraente, pelo que podemos ver pelo leque de oradores. Depois das polémicas dos últimos dias em redor de Sarah Palin, o seu discurso desta noite será um dos mais aguardados de sempre de uma candidata a Vice-presidente. Para esta noite teremos dois conservadores sociais (Palin e Huckabee), três fiscal conservatives (Romney, Fiorina e Whitman) e um moderado (Giuliani). Teremos em palco uma representação da diversidade ideológica do GOP, que neste momento está unido sob a bandeira de John Mccain.

Algumas das críticas que li sobre a noite de ontem, e justas diga-se, concentravam-se na ausência de propostas políticas ou na referência de uma visão para a América, nomeadamente referências aos temas quentes desta campanha, a economia e a energia. Ontem o tema absoluto foi John Mccain e a sua capacidade para exercer o cargo de Comandante em Chefe. Mas hoje as coisas deverão ser bastante diferentes.

Em primeiro lugar, Carly Fiorina e Meg Whitman, antigas CEOs da Hewlett-Packard e eBay respectivamente, deverão falar da visão económica de Mccain para o futuro dos EUA. Claro que sendo duas mulheres, poderemos esperar uma defesa acérrima de Sarah Palin.

O antigo candidato Mitt Romney vai pedir mudança e reforma de Washington, que também foi o tema da sua candidatura presidencial. É de esperar do antigo Governador do Massachusetts um discurso muito agressivo contra Barack Obama, conectando-o com os meios mais liberais e extremistas do Partido Democrata. Acredito que este poderá ser um dos melhores discursos.

Mike Huckabee será outro dos oradores da noite. Pelo que li dos excertos que foram divulgados, o antigo Governador do Arkansas deverá fazer um apelo aos valores conservadores do Partido Republicano e criticar Barack Obama pela falta de experiência em política externa. Huckabee é um excelente tribuno e deverá puxar pelos galões para marcar pontos esta noite.

Rudy Giuliani, que será o autor do “Keynote Speech” desta Convenção, irá fazer uma defesa do papel dos Estados Unidos no mundo e da forma como vê John Mccain exercer a sua liderança. Vai também reforçar o papel de reforma e mudança que o ticket Mccain-Palin representa.

A noite terminará com Sarah Palin. Não tenho dúvidas que terá uma recepção estrondosa, como esta Convenção ainda não viu. A ambiente aqui é de total união em redor do seu nome, e estes ataques que tem sofrido dos media e dos democratas só reforçou esse sentimento. Mas depois terá que forçosamente proferir um grande discurso, quase perfeito. Quem a conhece do Alaska diz que ela é uma boa oradora, mas esta será a primeira vez que irá discursar em directo para milhões de pessoas. Por outro lado, as expectativas criadas facilitam o seu sucesso hoje. Mas John Mccain precisa mesmo de ter uma boa noite, para alcançar um saldo positivo desta Convenção. E para isso é necessário que Palin arrase esta noite.

Anúncios

Responses

  1. Nuno,

    Falando em expectativas, deixo-te as minhas em:
    http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/09/great-expectations.html

    Abraço,
    Carlos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: