Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 5, 2008

Sondagem CBS

Muito se tem escrito sobre a escolha de Sarah Palin para candidata a Vice-presidente. Considero que foi uma boa “aposta”, mas com muito risco à mistura. A CBS publicou hoje a primeira sondagem realizada esta semana, já durante a Convenção (excepção das tracking polls, que não contam para isto), e os resultados são animadores para Mccain. Segundo o estudo da televisão americana, Obama e Mccain estão empatados com 42% das intenções de voto, em contraste com os 48%-40% da sondagem conduzida no passado fim de semana. Estes números poderão indicar uma subida de Mccain no final desta Convenção, o que aliás é já esperado. Mas é melhor aguardar para fazer uma análise com mais rigor.

Mas nem tudo são más notícias para Obama. A sua campanha divulgou que depois do discurso de Sarah Palin já angariaram 8 milhões de dólares, de 130 mil doadores. O discurso agressivo de Palin terá contríbuido para a mobilização dos democratas.

Responses

  1. Será sempre necessário considerar a hipótese de esta sondagem ser um outlier… Os próximos dias vão responder a esta questão.

  2. O aumento de donativos pode significar que os democratas se sentem ameaçados com Palin.

  3. “O aumento de donativos pode significar que os democratas se sentem ameaçados com Palin.”

    Concordo que pode, mas alio outra tese: que o discurso de Palin foi de tal ordem divisionista que ajudou a dissipar dúvidas a alguma ala dos democratas não convencida com Obama.

  4. Eu acredito na tese do Bruno. O aumento dos donativos é um sinal de que os discursos de quarta (Romney-Huckabee-Giuliani-Palin) foram tão radicais e divisionistas que os democratas se sentiram na obrigação de reagir.

    Carlos

  5. Caro Bruno,

    Quem dá dinheiro a um candidato não é quem se convenceu na última hora a votar nele…

    Quanto aos democratas “ferrenhos”, se Palin foi divisionista, eles não teriam com o que se preocupar.
    Se o meu inimigo apresenta ideias totalmente fundamentalistas, isso significa que ele tem menos hipóteses de convencer o centro e, portanto, de ganhar as eleições. Logo, menos tenho de me preocupar em gastar o meu dinheiro, que me faz falta. Se o meu candidato vai de vento em popa…

    Caro Carlos,
    O discurso mais mediático foi o de Palin. Logo, o aumento de donativos será sobretudo uma reacção a ela, e não aos outros oradores da noite.

  6. “Se o meu inimigo apresenta ideias totalmente fundamentalistas, isso significa que ele tem menos hipóteses de convencer o centro e, portanto, de ganhar as eleições. Logo, menos tenho de me preocupar em gastar o meu dinheiro, que me faz falta. Se o meu candidato vai de vento em popa…”

    Discordo em absoluto. Imagine o cenário: McCain ia à frente nas sondagens e Biden na convenção democrata lembrava-se de gozar com o passado de McCain enquanto militar (a analogia é: Palin gozou com o passado de Obama enquanto community organizer entre outros ataques). Você, republicano (moderado ou radical), ficava satisfeito? Isso não o motivava a doar algum dinheiro à campanha de McCain. Parece-me evidente. Dizer que se sentem “ameaçados” pode e deve ser verdade, mas não será esse o único dos motivos.

  7. Você, republicano (moderado ou radical), ficava satisfeito? Isso não o motivava a doar algum dinheiro à campanha de McCain.

    Ficava indiferente. Não me parece que apenas um ataque, por si só, vá motivar uma resposta em dinheiro dos apoiantes de quem vai à frente nas sondagens.

    Faço-lhe é uma concessão. Se acho que um discurso mais divisionista de quem está atrás nas sondagens tenderá a não provocar mais donativos no adversário, de facto isso não significa que não provoque. Mas nesse caso, continua a valer o motivo-ameaça – desta vez, pela tomada de consciência de que, afinal, os republicanos não estão mortos.

    Mas creio que, perante os números dessa “surge” de dinheiro, o motivo foi o sentimento de que McCain/Palin podem roubar votos aos democratas – e isso faz-se ao centro.


Deixe uma Resposta

Categorias

