Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 6, 2008

Alguns destaques da RNC’08

A  organização da Convenção funcionou de forma impecável. Não tenho meios de comparação com Denver, mas pelo que me foi dito por quem lá esteve, os republicanos mostraram mais profissionalismo na RNC. Nada falhou, desde os horários de transportes, a comida, as condições oferecidas de trabalho, e por fim os voluntários. Eram milhares e todos com uma simpatia extrema, a exemplo de quase todos os americanos que encontrei. Sempre dispostos a ajudar e com palavras simpáticas.

A política americana é um verdadeiro espectáculo. Tudo é preparado ao milímetro e raramente algo acontece de inesperado. Esta Convenção foi preparada para os delegados usufruírem de uma semana cheia de actividades e divertimento, mas especialmente foi realizada para as televisões.

Stay on the Message” é uma componente fundamental da política americana. No Partido Republicano isso é evidente, com um discurso quase idêntico em todas as pessoas que falava. Há disciplina partidária que se nota mesmo nas conversas pessoais.

O grande à vontade que os políticos republicanos se movem entre os delegados e media. Só para dar um exemplo, cruzei-me com personalidades como Mitt Romney (este várias vezes ao longo da semana), John Bolton, Karl Rove, Fred Thompson, Mike Huckabee, John Boehner ou Richard Burr.

Os bloggers republicanos são um exército na defesa dos seus candidatos. São um movimento que trabalha ao lado do Partido Republicano. Há estruturas organizadas de blogues, como esta do Newsbusters, com um estatuto quase profissional. Não existe uma juventude republicana definida, como temos em Portugal, mas os jovens republicanos são muito activos e importantes na mobilização partidária e dos eleitores. E activos nas universidades, nas escolas e nas comunidades. Não servem apenas para colar cartazes e acenar com bandeiras. Os blogues republicanos são o melhor exemplo disso.

Advertisements

Responses

  1. Também me parece que os bloggers democratas têm estado muito bem. Sinceramente. Só falharam quando tentaram dizer que o filho nao era da paulin, mas depois, quando repararam que afinal a sua teoria nao era biologicamente possivel, conseguiram dar bem a volta e quase ngm se lembra.
    Ah e também são um verdadeiro exército!
    Nesse aspecto não me parece que os republicanos estejam “à frente”.

  2. Caro Miguel,

    Concordo em absoluto. Aliás, Obama tem-se destacado pelo seu verdadeiro “exército” virtual…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: