Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 9, 2008

O mapa eleitoral para Novembro – Previsões a 60 dias das eleições*

* Por Joaquim Miranda Sarmento, Lisboa, 8 de Setembro de 2008

Batlleground states:

Colorado: Definitivamente um swing state, mas com vantagem para Obama, que lidera as sondagens desde o início da corrida.

Florida: O motivo pelo qual me inclino a por este estado nas contas de Mccain são na realidade 2: WASP reformados e comunidade hispânica/cubana.

Indiana: Apesar de ser outro estado difícil de prever, nas últimas 10 sondagens Mccain apenas não lidera em duas.

Iowa: Foi aqui que o senador Obama iniciou a sua caminhada triunfal para a nomeação democrata. Já Mccain nas primárias do GOP não foi além de um terceiro lugar, apenas tendo corrido muito bem o facto de Rommey ter perdido, o que lhe retirou fulgor para o NH, e que permitiu a Mccain ser o “comeback kid“.

Michigan: Apesar das boas sondagens que McCain tem tido, acho muito improvável Obama perder este estado. Mas o número elevado de “Reagan Democrats” pode fazer mossa.

Minnesota: Se Mccain tivesse seguido o meu “conselho” neste blogue (passe a presunção!), e tivesse nomeado Tim Pawlenty, outro galo cantaria neste estado. Assim, considero que Obama ganhará até com alguma margem.

Missouri: Um estado tradicionalmente republicano, mas que este ano os democratas apresentam-se muito fortes. Contudo, acho que Mccain ganhará este estado.

Novo México: Apesar de estar assinalado como “swing state“, considero que a vantagem de Obama em praticamente todas as sondagens coloca este estado como azul, quando em 2004 tinha votado Bush.

Nevada: Mcain leva vantagem, em mais um estado onde Hillary seria melhor, sobretudo por causa do voto hispânico.

New Hampshire: O estado talismã de Mccain, que ganhou as primárias aqui em 2000 e em 2008, poderá perfeitamente voltar a ser red, como já foi em tempos.

Ohio: o mais importante dos estados em disputa, pelo peso e pelo facto de as sondagens praticamente todas darem um empate técnico, normalmente com diferenças abaixo de 2%, e com uma divisão quase metade-metade nas sondagens relativamente a vencedores. Vai ser o grande palco de luta, com dezenas de visitas dos candidatos. Bush esteve aqui 40 vezes em 2004! No entanto, a má prestação de Obama nas primárias deste estado e o “bittergate” poderão determinar alguma coisa. E já agora, aqui é que se vai ver o que verdadeiramente Palin vale.

Mccain tem na minha opinião 178 votos seguros, e Obama tem 221 votos, o que dá ao candidato democrata alguma vantagem nos 60 dias que faltam.

Estão 139 votos em discussão.

Anúncios

Responses

  1. AMÉM!Finalmente uma notícia boa no final do post!Tomara que Superman ganhe no voto popular e perca no colégio eleitoral!

  2. Chamei a um mapa semelhante: combinação de mate ontem, no Valor das Ideias.

  3. Nuno, estás de parabéns!
    Actualmente, temos as sondagens nacionais e as de alguns estados , a par do mapa eleitoral com um comentário excelente.

    Contudo, se conhecêssemos os estados indecisos onde serão realizadas as eleições de Governadores e Senadores teríamos uma imagem muito mais aproximada.

  4. Caro Romulo
    Voce suplanta a Drª Ana Gomes no histerismo com que critica os republicanos. E olhe que isso é dificil!!!!!
    Quanto ao seu comentário, ele parece-me sinceramente ao contrário, por dois motivos:
    1º : na minha opinião McCain acabará por ganhar o colégio eleitoral.
    2º : É bem provável que Obama tenha mais votos na contagem popular que McCain.
    Espero escrever brevemente sobre estes dois pontos, nomeadamente as consequências do segundo, a acontecer.

  5. HISTERISMO NADA..R E A L I S M O !EU não defendo quem defende a guerra sanguinária,por mero nacionalismo barato,eu não defendo a bancarrota econômica,que acaba afetando principalmente os mercados dos países em desenvolvimento,eu não defendo o conservadorismo que oprime as minorias etc etc..etc..histeria é vibrar com o superman ufanista e com uma conservadora sem noção que queimou a língua com a gravidez precoce da filha de 17 anos..é a lei do retorno!

  6. Caro Rómulo,

    Peço-lhe que não seja intolerante. Ou acha que só você é que está certo? Será o dono da verdade?

  7. Aposto em McCain, ao contrário da cínica comunicação social portuguesa.

    Creio que Mccain vai ganhar com alguma vantagem no colégio eleitoral e no voto popular, ainda que essa vantagem seja diminuta.

  8. Nuno:Eu não acho que sou dono da verdade,mas o indivíduo vir me chamar de histérico é foda!Aqui no Brasil,homem histérico é louco ou baitola..solicito que peça para os participantes manerarem nas colocações de cunho particular.

  9. Caro Romulo
    Julgo que as suas intervenções neste blogue, desde algum tempo atrás são reveladoras da sua postura em debates. Não preciso acrescentar muito. Basta ver as suas referências aos republicanos.
    Quanto à piada da Drª Ana Gomes, esqueci-me que voce é Brasileiro, e como tal não percebeu, por isso peço desculpa.
    Caro “atento”: eu também aposto em McCain, mais vai ser por uma negra. Olhando ao mapa que fiz, McCain terá de trazer o michigan. O que não vai ser fácil, mas Pallin poderá ai dar uma ajuda

  10. Caros Srs

    Aceitando a distribuição da vitórias de Joaquim Miranda Sarmento, McCain já ganhou!

    Eu explico: a distribuição do nº de votos por Estado utilizado é a de 2004. Em 2008, a distribuição dos 538 votos será sempre diferente, com vantagem para a Direita: demograficamente os Estados conservadores são bem mais vigorosos face ao hedonismo dos Estados esquerdistas que motivo depressão demografica. O Texas tem +36% de votos eleitorais que em 1968. A Florida +92%. NY tem -28%.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: