Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 9, 2008

Sondagens (PA, OH, FL, VA, CO, WA, MI)

Com estas primeiras sondagens reveladas no pós-convenções, algumas notas de surpresa:

– Vantagem de Mccain no Ohio, que a confirmar-se, coloca o candidato republicano numa posição muito favorável para 4 de Novembro;

– Washington estado em disputa? Parece improvavél, mas será necessário analisar mais sondagens para ver ificar esta possibilidade. Eu não acredito muito;

– Mccain aproximou-se muito na Pennsylvania e Michigan. Não me parece crível que possa vencer em algum destes, especialmente a PA. Se isso acontecesse, seria uma grande surpresa, e a eleição estaria decidida. Obama precisaria de vencer no Sul, e a Virgínia não lhe chegaria.

– Florida, Colorado e Virgínia mostram os candidato muito próximos. Confirmam os dados que tinhamos antes destas estados. Contudo, eu apostaria em colocar a FL e VA no lado de Mccain e CO no lado de Obama. Nesta fase….


Responses

  1. Nuno,

    Dissequei as sondagens acima no limite do possível, com a excepção da de Washington por ser demasiado tarde. Há conclusões muito interessantes, e a VA pode de facto ser uma chance real para Obama. Explido isto em múltiplos posts em http://ovalordasideias.blogspot.com

    Um abraço,
    Carlos

  2. Nuno,

    Dissequei as sondagens acima no limite do possível, com a excepção da de Washington por ser demasiado tarde. Há conclusões muito interessantes, e a VA pode de facto ser uma chance real para Obama. Explido isto em múltiplos posts em http://ovalordasideias.blogspot.com com detalhe e análise de mapas.

    Carlos

  3. Nuno,

    No meu blogue (http://ovalordasideias.blogspot.com/) consegui dissecar as sondagens acima (só me faltou tempo para o Washington). Em todo o caso, parece-me que Obama tem razões para poder competir tanto no Colorado como na Virginia e na Florida, como disse por lá. Mas concordamos: se o MI ou a PA caem,as coisas complicam muito. E o Colorado parece de facto o melhor alvo.

  4. Caro Nuno, se me permite repito uma ideia que deixei no blogue do Carlos:

    Nas crosstabs salta à vista uma curiosidade na Pensilvânia, que talvez explique o resultado próximo entre Obama e McCain: o resultado anormalmente baixo de Obama entre os eleitores Democratas (74%). Em todas as outras sondagens Obama e McCain obtêm junto “dos seus” resultados entre 78% e 90%.

    No meu entender, tratam-se ainda dos “Clinton Democrats”, algo ressentidos e renitentes em apoiar Obama. Se uma parte razoável deste grupo acabar por pender para Obama (como é expectável, em todo o caso), parece-me que a Pensilvânia está fora do alcance para os Reps. Isto apesar de ser o Estado one McCain mais tem investido…

  5. Parece-me que há boas notícias para ambos os lados, mas apesar de tudo penso que McCain terá ficado mais preocupado. Uma vitória no Ohio será fantástica e indispensável, mas aqueles números na Florida são muito perigosos para o GOP. É que McCain já não tem muitos trunfos para jogar no sunshine state, enquanto Obama pode lançar Biden e Hillary em força para junto dos reformados…

    À partida também acho que a Florida é terreno Republicano. Mas suponho que concorda comigo que se Obama vencer na Florida conquistará certamente a Casa Branca, mesmo com maus desempenhos no Midwest.

  6. Concordo com essa análise José. Hillary poderá não ter ficado satisfeita, mas é uma jogadora de equipa que não quer perder influência, e para isso precisa de apoiar agora o candidato do partido. Também não me espantaria que tivesse negociado com Obama de forma a trocar um apoio incondicional por posições para cronies dela numa futura administração Obama.

    Ainda assim, estou com curiosidade sobre a importância de Palin nestes estados. Continuo a ter a sensação que ela vai apenas garantir que aqueles republicanos que estariam desiludidos com McCain vão de certeza e em peso votar na eleição (em vez de ficar em casa, porque nunca na vida votariam democrata). Já em estados como a Flórida ou outros mais independentes, não sei qual o efeito que ela terá. E aí já vejo Biden a dar alguma vantagem a Obama. mas posso estar errado, claro está.

  7. Ao que me parece – e posso estar errado – estas eleições vão depender muito dos 4 debates que faltam e – por estranho que pareça – inclusivé do debate entre VP’s!

    Veremos…

  8. Caro Nuno
    Obrigado pelo comentário que me fez no nosso blog.
    Vou-lhe fazer um desafio que não viola, pelo contrário, a sua relação com a LPM que o ajudou nessa aventura da Convenção.
    Falei no último texto que me comentou, de estrategas: Schmidt e Axelrod.
    Gostava, acho que seria interessante, para os que trabalham na área de PR, de saber neste seu blog, a relação dos media americanos com as montanhas de profissionais de RP – em diversas áreas – que ajudam os candidatos.
    Como é que o Nuno sentiu essa relação? Gostava que postasse aqui sobre esse assunto, quem o patrocinou com certeza que não se importará com este meu “desafio”.
    Porque é um tema interessante a relação dos media com as agências de comunicação cá em Portugal, e é bom sabermos o que se passa em outros lugares com mentes mais abertas.
    Aguardo o seu post
    Um abço

  9. Concordo que os debates este ano vão ser completamente decisivos. Incluindo o dos Veeps,

    Caro Rui Calafate,

    Obrigado pelo desafio. Já tinha algumas anotações preparadas sobre isso, apesar de não ter estado particularmente activo nessa área na RNC, tive algumas conversas com Reps nesse sentido… Em breve irei escrever sobre a relação entre o staff dos candidatos e jornalistas/analistas. Portugal teria muito a ganhar se tivesse uma relação, no mínimo, semelhante à existente nos Estados Unidos..

    Abraço

  10. […] a variedade de assessores políticos, onde se destacam obviamente os consultores de comunicação. Rui Calafate deixou-me um desafio para escrever sobre o que penso, nomeadamente através da minha experiência […]


Deixe uma Resposta

Categorias

