Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 10, 2008

“You can put lipsitck on a pig, but it´s still a pig”

Esta frase de Barack Obama está a incendiar o debate político. Uma das tiradas do discurso de Sarah Palin na RNC foi uma piada sobre a diferença entre uma “hockey mom” e um “pitbull”: o “lipstick”. A campanha de John Mccain reagiu com violência à frase de Obama, exigindo um pedido de desculpas à Governadora do Alaska.

Obama disse que isso era ridículo, pois estava a falar em sentido figurado, e não se estava a dirigir a Palin. E acusou a campanha de Mccain de estar a usar “mentiras e “swift boat politics”, ao dizer que o comentário era sexista.

A verdade é que Obama precisa de regressar à mensagem, e esta mini-polémica não contribui para isso. Quando mais se falar de Sarah Palin, melhor é para os republicanos, que tentam aproveitar estas questões para acusar os democratas de tratamento sexista. É óbvio que os republicanos irão tentar aproveitar-se de terem uma mulher no seu ticket.


Responses

  1. Iowa e alguns outros estados terão suas votações antecipadas, não serão no dia 04, em Iowa mesmo começa em 23 de setembro… é uma novidade isto este ano…

  2. Estou muito feliz por encontrar material de qualidade em português sobre as eleições americanas.

    Não tem sido fácil, em especial aqui no Brasil, onde não nos chega nenhuma informação, apenas uma campanha pró-Obama que parece ocupar quase todo o espaço dos jornais.

    Obrigado.

  3. Caro Djan,

    Eu tento fazer uma cobertura isenta e imparcial. Espero que o esteja a conseguir. Obrigado por gostar do blogue.

    Caro Leandro,
    Nas primárias já tivemos muitos votos antecipados, por carta. Não tenho a certeza, mas parece-me que isso já acontecia noutras eleições presidenciais. Mas não estou certo.

    Cumprimentos,

  4. “Eu tento [?!] fazer uma cobertura isenta e imparcial.”

    É so ver os seus comentários recentes, apar do blog apresentar quase só os vídeos dos republicanos, depois da sua ida ao RNC.

  5. Jack,

    Vá ver os vídeos publicados, e faça a relação entre os Dems e Reps. Mas também não estou aqui para ser analisado. Este blogue é meu, e até poderia ser de apoio a Barack Obama ou a John Mccain, que ninguém teria nada a ver com isso. Felizmente, a maioria dos leitores considera-mo equidistante o suficiente dos candidatos

    E poderá sempre ler blogues ou sites partidários em muitos links que tenho na esquerda. Se for apoiante de democrata leia o Huffington Post ou o Daily Kos, que tem bastante qualidade. Se por ventura fosse apoiante dos Reps, então aconselho o Townhall ou o Red State. Neste tipo de blogues é que poderá encontrar o material de propaganda dos dois candidatos. Garanto-lhe que por lá abundam, como aquele exemplo que publicou ontem aqui no blogue…

  6. Infelizmente este episódio confirma o quase óbvio: estamos a entrar naquela fase lamentável da campanha, repleta de ataques pessoais, pseudo-ataques aproveitados pelos adversários, contra-ataques, “negative ads”, e por aí fora.

    É pena. Considero Obama e McCain dois candidatos extraordinários, e duas pessoas íntegras e honestas. De certa forma, não parecem estar fadados para estas figuras. Mas o “sistema” acaba por ser terrível neste domínio… Obama deve estar a ouvir alguns conselhos bem terríveis, depois de uma má semana nas sondagens.E McCain, depois da escolha de Palin, meteu-se no meio de um furacão que não controla.

    Espero que isto não piore.

  7. Nuno, muito bem respondido ao Jack!
    Abraço


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: