Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 11, 2008

Sondagens (NM, AK, MI, NH, VA, MO,NC, PA)

Equilíbrio como nota dominante em todas as sondagens que saíram esta semana. E ambos os candidatos têm boas e más notícias.

– Mccain surge na frente no Novo México. Os cinco votos eleitorais podem ser fundamentais para o GOP manter a Casa Branca. Ao invés, a vantagem de Obama no New Hampshire é uma péssima noticia para Mccain, que espera vencer o seu estado talismã.

-Barack Obama possui uma ligeira vantagem no Michigan e Pennsylvania. Esses estados votaram Kerry em 2004, e é fundamental que se mantenham do lado dos democratas.

– Mccain aguenta-se na liderança na Virginia, Missouri e Carolina do Norte. Esta sondagem vem recolocar este último estado em jogo, depois de uma ontem ter dado mais de 20% de vantagem a Mccain. O Alaska são favas contadas.


Responses

  1. Continuo a olhar para estas sondagens com moderação. Há aqui muito ruído estatístico (diferenças colossais nas 2 sondagens sobre NC; incongruências no Oeste, etc.), provocado pelas reacções às convenções, ao furacão Palin e ao endurecimento da campanha. Precisamos de mais dados para produzirmos opiniões taxativas.

    Algumas ideias:
    1) Agora sim, empate entre os candidatos. Obama usufruíra de curtas mas consistentes vantagens. McCain quebrou esse padrão e neste momento já temos resultados nacionais em situação de verdadeiro empate (com ligeiríssima vantagem para McCain, se tivermos em conta as médias).

    2) O aparecimento de Palin e o reforço de McCain junto da base conservadora, aliada a uma certa redução de entusiasmo na base democrata impede neste momento um cenário de alterações significativas no mapa eleitoral. Com os dados que tinha na altura, pareceu-me que isso podia acontecer, mas agora é óbvio que não. Cada vez nos aproximamos mais dos mapas de 2000 e 2004.

    3) Apesar de uma má semana nas sondagens, parece-me que os dois planos fundamentais de Obama continuam razoavelmente intactos. A hipótese “big State” (“Kerry States” + Florida ou Ohio); ou a hipótese “Oeste” (“Kerry States” + Iowa + Colorado + Novo México ou Nevada).

    As próximas sondagens serão interessantes na medida em que podem esclarecer qual destes caminhos Obama terá que privilegiar. Eu se fosse estratega tentaria não desistir de nenhum deles; mas duvido que Obama possa continuar a apostar em força em mais do que 5 ou 6 Estados. Por outro lado, McCain tem que atacar o Oeste, pois o Michigan e o New Hampshire parecem de facto fora de alcance.

  2. Acho má ideia colocar as sondagens promovidas pelos democratas e pelos republicanos lado a lado. São divulgadas com propósitos muito específicos: seja para demonstrarem que estão perto do adversário e dar ânimo (Carolina do Norte e Pensilvânia) ou para desanimar o adversário (quando dão diferenças enormes). Mesmo que sejam legítimos, é difícil dizer quando isso é verdade e quando não o é.

  3. Eu acharia bem melhor,se as sondagens nacionais divulgadas levassem em conta somente o peso específico dos Colégios eleitorais.Deveriam parar de apresentar números absolutos e divulgar pesquisas em cima do cálculo de cada Estado.Assim,a gente teria uma noção mais exata do quadro.Seria mais ou menos assim:Estados cuja vantagem fosse superior a margem de erro da pesquisa,ficariam com cada candidato específico.Estados que ficassem situados dentro da margem(3% para mais ou para menos),seriam considerados indecisos.Para que algum candidato pudesse contabilizar determinado Estado,Teria que possuir 7 pontos percentuais de vantagem.Ex:47 a 40…mínimo de 44 e máximo de 43 para o adversário.A sondagem nacional seria divulgada assim:

    OBAMA:42%..Califórnia..etc)

    MACAIN:42%..Texas..etc

    Indecisos:16%..Ohio..etc)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: