Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 12, 2008

Sondagens (FL, OH, MI, CO, GA, NV, NC)

Esta semana está a correr bem para Mccain, num dia com muitas sondagens estaduais. E mais uma vez apontam para uma eleição quase empatada, só que agora com ligeira vantagem para o candidato republicano. As tracking polls também apontam nesse sentido (Gallup Mccain +4, Rasmussen empatados, Hotline Mccain +2)

– Mccain solidifica a vantagem na Georgia. Chegou-se a pensar que Barack Obama poderia ser competitivo neste estado;

– No Ohio e Michigan, Mccain surge nestas sondagens com vantagem, mas tivemos outras que davam o resultado inverso. O que podemos concluir é que são estados com resultado imprevisivel.

– A Florida tende a ser favorável para Mccain. Sempre acreditei que este estado poderia cair com relativa facilidade para o candidato do GOP. Veremos se tinha razão.

– O Nevada, o Colorado, e também o Novo México são estados onde os candidatos estão quase empatados. Estes estudos confirmam essa mesma ideia.


Responses

  1. Caro Nuno,

    Permite-me discordar em dois pontos: a sondagem da Rasmussen dá 5 pontos de vantagem a Obama no Michigan, e penso que aí McCain já teve o seu máximo. Mas para mim, a angústia do momento é compreender o que se passa na Pennsylvania(http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/09/pennsylvania-sondagens-metro-philly.html) , onde o comportamento do sudeste do Estado (Metro-Philly) desafia a racionalidade usual.
    As tuas sugestões são bem vindas.

    Carlos

  2. Carlos,

    Há sondagens para todos os gostos. Se a Rasmussen dá 5 pontos a Obama no Michigan, a da CNN 4, Strategic Vision e PPD apenas 1 e a insider advantage +1 a Mccain. Porque poderia pensar que Obama tem este estado controlado? Sinceramente acho que este vai ser um estado indeciso até ao fim, apesar de considerar que Obama tem mais probabilidades de vencer. Mas Mccain está a apostar muito neste estado, e pode causar uma surpresa. Dizer que Mccain já teve ai o seu máximo parece-me exagerado.. Mas aguardemos próximas sondagens…

  3. Nuno,

    A afirmação que sustento sobre o Michigan baseia-se na análise que produzi na Seguna em http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/09/sondagem-para-o-michigan.html. Não é um acto de fé. É reconhecer que McCain não ganha o Michigan só com os Grand Rapids e o este. Há a necessidade de dominar entre os independentes. E neste momento ele não consegue fazê-lo.

  4. Pela tese das pesquisas que defendo,só vi empates nesta sondagem.Alguma vantagem real para o superman ufanista no Estado da Georgia.O resto eu coloco no campo dos indecisos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: