Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 13, 2008

Mapa Eleitoral – update

Strong Obama – CA, IA, IL, NY, VT, ME, MA, CT, RI, MD, DE, DC, HI (164 VE)

Leaning Obama – WA, OR, MN, WI, NH, NJ (57 VE)

Toss Up – CO, NV, NM, PA, OH; VA, MI (90)

Leaning Mccain – FL, MO, IN (49 VE)

Strong Mccain – ID, MT, WY, ND, SD, TX, UT, AZ, AK, OK, KS, NE, AR, MS, LA, GA, AL, TN, KY, NC, SC, WV (178 VE)

Esta previsão foi feita baseada quase exclusivamente nas sondagens realizadas esta semana. Infelizmente, não há dados sobre alguns estados importantes. Até 3% de diferença inclui os estados em toss up e até 7% em leaning. Segui o método de média simples do Real Clear Politics.

Notas:

– Obama vê os estados de New Jersey, Washington, Oregon passarem de strong para leaning. Apesar das sondagens, estou crente que acabará por vencer nestes três sem dificuldade.

– Coloco o Iowa em strong Obama, com algumas reservas. A última sondagem dava 15% de vantagem a Obama, mas é anterior à RNC. É um dos estados que se espera ansiosamente mais novidades. O Minnesota, que está na coluna leaning, é outro dos estados sem referências esta semana.

– Mccain parece ter ganho uma vantagem que pode ser decisiva na Florida e Missouri. Eram anteriores toss up.

Montana, Georgia e Carolina do Norte eram alguns dos red states em que se esperava que Obama poderia competir. Com a escolha de Palin, Mccain parece ter garantido definitivamente a Red America.

– Tudo aponta para que sejam sete os estados decisivos nestas eleições. Obama é favorito no Michigan, Penssylvania e Colorado. Mccain na Virgínia, Ohio e Nevada. Talvez possamos acrescentar em breve o New Hampshire. Mas e o Novo México? As anteriores sondagens indicavam uma ligeira primazia para Obama. Mas a única sondagem publicada esta semana dava vantagem a Mccain. Neste plano, quem vencesse o New México seria eleito presidente. Alguém arrisca prognósticos?


Responses

  1. Belíssimo blog, parabéns!

    Sinceramente, acredito que McCain leva essa eleição. Obama não está conseguindo direcionar o debate para a área que mais lhe renderia votos, a economia. Fica mais preocupado em bater boca com Palin e deixa o campo livre para McCain ir semeando a vantagem. Acredito que o Novo México cairá sob a custódia republicana, o histórico é bem favorável. Se não bastasse isso, McCain passa a imagem de um candidato muito mais centrado e conciliador, dispostos a fazer certas concessões. O seu histórico em legislar, as vezes, em causas democratas está ajudando muito. Cada vez mais vou me convencendo que os Republicanos deram uma cartada de mestre, lançando um candidato conciliador, que passa uma imagem diferente, de mudança, do atual presidente e, ao mesmo tempo, uma vice presidente que inspira os instintos mais republicanos possíveis. Com isso, muita gente que não confia na pouca experiência de Obama vê em McCain uma alternativa confiável de mudança com segurança. Já aqueles mais radicais, ficaram satisfeitos com Palin. Ainda tem as donas de casa dos lares americanos que, sem dúvida, enxergam em Palin alguma indentificação.

    É só não fazer nenhuma besteira, Palin cerrar um pouco a boca que, mais uma vez, os Republicanos levam.

  2. Continuo na “minha” e acho que vai depender muito dos debates.

    Neste momento, os Democratas estão um bocado desorientados e diria mesmo com tendências suicidárias (o último anúncio do email é… demolidor – mas para os próprios que abriram o flanco a um contra-ataque republicano).

    Suponho que a melhor estratégia é, efectivamente, esquecer a Palin e tentar o mais rápido possível dirigir o debate para a economia interna. Se o conseguirem, e com a margem que ainda têm (convém lembrar que ainda têm a maioria dos EVs), podem vir a ganhar isto. Caso continuem numa campanha negativa (que não cola) e a porem Obama Vs Palin, vão acabar por perder…

    Quanto aos debates, eu diria que têm vantagem no debate entre candidatos – salvo saltar a tampa ao Obama – mas vão perder o debate ente VPs.

  3. Já estou me conformando..serão mais 4 anos de Seita macabra…

  4. Usando uma metodologia não paramétrica de análise das diversas sondagens, apresento a projecção prometida para hoje em http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/09/obama-com-vantagem-marginal-na-nossa.html. No essencial, as metodologias concordam em alguns toss ups, mas noutros o cáculo de probabilidade estimada de vitória de um dos candidatos, aos dados disponíveis até hoje, não deixa grandes dúvidas. Claro que nesta eleição, tudo muda a qualquer instante….

  5. Tenho de lhe dar os parabéns pela tempo dispendendido no blog. É, de facto, um excelente blog de informação da política americana.

    Apesar de ainda muita coisa poder mudar até Novembro, penso que os americanos irão eleger Obama. Este tem de se concentrar, como disse Carlos Duarte, na economia, comparando a política económica falhada de Bush com uma eventual continuação da parte de McCain.

  6. Queria deixar aqui este link a uma transcrição integral do que o Washington Post escreve hoje sobre o período em Sarah Palin foi governadora do Alasca. Deixo as conclusões para cada um:

    http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/09/o-reportrio-de-sarah-em-wassilla-alaska.html

    Um abraço,
    Carlos
    P.S. Caro Carlos Duarte, eu concordo consigo que Obama se deve centrar em McCain. Este post é apenas para uma peça jornalística educativa. Mas a sua tese está certa. Tenho um post com uma metáfora sobre isso em: http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/09/incio-e-o-meu-fiscal-de-linha.html. Que sirva para nos rirmos.
    Carlos

  7. Caro Carlos Santos,

    O link que tem do Washington Post refere-se ao termo da Palin como Mayor de Wasilla, não como governadora.

    Quanto ao seu post do “fiscal de linha”, é verdade, e a campanha democrata “mordeu” o isco à força toda. E está-se a dar-se mal com a coisa…

  8. Caro Nuno Gouveia,

    Um bocado “off topic”, mas estou com alguns “problemas” para seguir as eleições americanas pelos “media” de lá. Com raras excepções (com o NY Post), a maioria dos “grandes” jornais / cadeias televisivas são descaradamente tendenciosos para os democratas (O NYP e a FOX são tendenciosos para os Republicanos, por outro lado).

    Existe algum, na sua opinião, que esteja a tentar manter uma linha imparcial (dentro do possível)?

    Mesmo em relação às sondagens, agora basicamente só sigo as análises do 538… o RealClearPolitics – apesar de os números serem sólidos – é claramente tendencioso e nem se fala do electoral-vote.com.

    Agradecia alguma “ajuda à navegação”

  9. Creio que, neste momento, os Republicanos, tendo sido ajudados por Sara Palin, conseguiram mobilizar os seus votantes. McCain, candidato sério, credível, tem conseguido entrar no elitorado de centro-esquerda que não acredita, claramente, na retórica opaca veiculada por Obama. O povo americano é prático, com sentido de responsabilidade e já compreendeu, ao contrário de muitos europeus, que este não é um tempo de aventuras vãs, mas um tempo de rigor, exigência, de não dar qualquer possibilidade a terroristas em negociarem, de não dar um certo flanco à nova onda expansionista russa, que visa, basicamente, voltar a anexar, estrategicamente, alguns territórios da ex- URSS; fá-lo através da colocação de partidos ou políticos que sejam, manifestamente, pró Moscovo.

  10. Caro Carlos Duarte,

    De facto a imprensa americana é muito partidária. A maioria tende a priveligiar os democratas, havendo obviamente as excepções do grupo de Rupert Murdoch, e ainda as rádios conservadoras…

    Em matérias de TVs.

    MSNBC – Completamente pró Obama
    Fox News – Completamente pró Mccain
    ABC, CBS E CNN – Tendecialmente pró Obama

    Mas estas três últimas conseguem fazer análise minimamente objectivas, até porque recorrem a comentadores partidários.

    Em matéria de sites:
    Mark Halperin, The Page – Já foi atacado por ser liberal e conservador. Eu gosto de o ler.
    http://thepage.time.com/

    Mais sites que leio regularmente:
    http://marcambinder.theatlantic.com/
    http://blog.washingtonpost.com/the-trail/
    http://memeorandum.com/
    http://www.thehill.com/
    http://www.usatoday.com/news/politics/default.htm

    Claro que nem todos serão completamente honestos ou isentos. Porque as pessoas que as escrevem tem ideias e filiações. Mas o importante é saber retirar ilações do que vai sendo dito, seja por jornalistas, pundits, activistas ou pelos próprios candidatos.

    Quando alguém se limita a “bater” em Mccain, Obama ou Palin, obviamente está a ser conduzido por um facciosismo que o impede de fazer análises sérias ou isentas. E é isso que devemos evitar… Mas eu acho que fazendo uma leitura pelos sites liberais, conservadores e independentes podemos ficar com uma visão global desta campanha.

  11. Blog interessante. Parabens!

    Permita-me dar-lhe o meu contributo com a visão de um “Reagan Democrat”.

    Ohio, Ohio, Ohio…as Ohio goes so does the nation!!!

    Fiz o liceu em Pittsburgh, PA nos anos 90 durante a presidência Clinton. Tal como 90% da população entre Philadelphia e Chicago para mim a coisa funciona assim: 50% são os “valores” e 50% é a politica práctica, ou seja, o “bread & butter”. A decisão é feita pelo candidato que melhor representa o balanço entre estes 2 factores. Até bem há pouco tempo o Obama parecia o candidato mais “real”, mas entretanto o Mccain tráz a Sarah e ela sim “fits the glove” tanto em valores como em termos de politica práctica. Como se costuma dizer na giria eis alguem que “fez e aconteceu”.

    Já agora, os polls da RCP parecem-me genericamente bem, apesar que penso ir verificar-se um pouco mais de Mccain no Nevada nos próximos polls. O que está de certo modo fora da “mouche” sobre a realidade é o Minnesota e o Colorado. O MN irá cair na coluna Dem e o Colorado n coluna Rep. As actuais distorções devem-se ás convenções terem ocorrido nestes estados há pouco tempo e a população ter ficado mto exposta a esse partido. No Co os Dems só ganham em Denver e o resto é red. Isto é a mesma lógica que o partido comunista em pt fazer o seu comicio geral em castelo branco. Durante x dias as pessoas podem ter maior simpatia mas umas semanas mais tarde e em dia de eleição a malta volta a ser Cavaquistão.
    A outra incógnita vai ser a PA. Até agora a Hillary não deu a ordem de ataque aos Reps ao Ed Rendell. Se ela der, a PA fica Dem, se ela não der a PA vira red. Por enquanto a Madam Pres e o Bill não mandaram sinal que se deva “aguentar o forte”….
    Já agora, convém tb ter o Michigan sob mira pois parece-me que dentro de mais 2/3 semanas irá virar red. O Mi foi o estado que mais perdeu empregos nos ultimos anos e onde os dems mais introduziram a Obamanomics, ou seja, expansão do estado e aumento dos apoios sociais. O problema é que não funcionou, pelo contrario o Mi continua a perder jobs e a malta em Detroit não está contente. O mayor já marchou e a seguir vai ser a governadora. Qto á politica parece-me que o Mi está mais receptivo a mudar a politica para uma tipo Alaska do que manter a Obamanomics. Bottom line, aqui sim há um verdadeiro toss-up e quem mais aparecer no estado ganha (nota: o obama agora não pode pq o mayor foi condenado e os dois eram amiguinhos)

    Para se ter uma ideia mais exacta do que pensa e lê um swing voter o ideal é desligar da mainstream MSM que é toda partidária e ler coisas na imprensa local. Para além disso, é tb ai que 90% do US obtem as suas noticias com maior regularidade. Ex, em Pitts ninguem lê o NYT ou o Wasgt Post, etc, a malta decide para quem votar pelo que le na Post-Gazette. O NYT e a CNN é para a Boston elite, o Huffington Post é a estação dos correios duma cidade qualquer no Kentucky e o Daily KOS não sei bem mas soa a uma seita comunista qualquer….lol

    Bem, voltando ao Ohio, a questão é que a malta está farta do Bush e das suas trapalhadas, o Obama parece o bilhete para transcender a corrupção de W. DC, mas a Sarah é o “real deal”, ela é “common sense”.

    Em suma, se a Hillary não mandar “aguentar o forte” ( o que não me parece q vá acontecer) na noite eleitoral iremos ver o Ohio entregar as chaves da presidência ao Mccain.

    Nuno, boa sorte para o seu mestrado.
    Renato

  12. update: uma nova sondagem interna do partido Dem está a fazer tocar o alarme de incêndio! Mccain está competitivo em NY e New Jersey!!!

    http://www.nypost.com/seven/09152008/news/columnists/ladies_man_mac_is_a_player_in_ny_129211.htm

    Entretanto o passeio de domingo do Mccain frente a 100k fans de NASCAR em NH vai soar bem em NH e em Indiana. A Sarah está hoje a cortejar os “decline to state” votos do Jefferson county nos suburbios de Denver. Este é o condado que normalmente faz “flipar” o Co para red ou blue. Se as duas ultimas semanas foram o piscar de olhos à “base”, parece-me que esta semana o mote vai ser “independents”.

    Do lado Dem a grande interrogação é saber se o Bill e a Hillary vão mandar aguentar o forte ou assobiar para o ar e jogar a cartada para ’12.

    Alguém arrisca prognósticos?

  13. Obama leva a eleição com certeza. Sara tem apenas um efeito cosmético. Seu comportamento como prefeita e governadora é meramente provinciano, (vejam a ficha déla). Obama neste mês bateu recorde de arrecadação histórico de 55 foi para 77 milhões neste mês de setembro (observe que 90% das doações são de pessoas do povo ao contrário do Mac que usa fundo partidário) enquanto MacCain 44 milhões. Na hora de chegar na urna é evidente que o eleitor democrata terá mais ímpeto e atrairá de tabela os independentes. Imagina vc. republicano desempregado, falido perdendo a casa.. É ruim de sair pra votar hein?

    A pesquisa de cima como o site reconhece é incompleta então veja a da CNN que faz uma pesquisa melhor:
    http://edition.cnn.com/2008/POLITICS/06/10/electoral.map/index.html

  14. […] – Obama tem ganho subido em quase todos os battleground states. No próximo fim de seman farei um update ao mapa eleitoral que publiquei há duas semanas. […]

  15. […] diferenças são notórias em relação ao mesmo mapa que apresentei a 13 de Setembro. John Mccain “enterrou-se” no dossier “crise de Wall Street”, e as […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: