Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 15, 2008

A dinâmica mudou

Joe Trippi, antigo estratega de Howard Dean e John Edwards, autor do fantástico “The Revolution Will Not Be Televised”, aborda neste artigo a alteração da dinâmica nesta corrida nas duas últimas semanas. E ao contrário da maioria dos analistas, considera que Palin não é a única responsável, atribuindo responsabilidades também à metamorfose da mensagem de Mccain. Ou seja, antes considerava-se que as eleições se iriam decidir entre a “experiência” e “mais do mesmo” vs “mudança”, como aconteceu nas primárias. Mas a campanha de Mccain aprendeu algumas lições com a derrota de Hillary Clinton, e verificou que a experiência não chegaria para derrotar Obama. “Ready to be President on day one” foi um slogan que não resultou, e Mccain alterou radicalmente com a entrada em cena de Sarah Palin e da RNC, com a mensagem de reforma com “True Mavericks”.

Nesta interessante análise do estratega democrata, ficam ainda algumas pistas ao que Obama deverá fazer nos próximos tempos. Deixar de ouvir os Washington Democrats e voltar aos princípios da sua candidatura é um dos conselhos que eu seguiria. Mas elabora crítica que me suscita algumas dúvidas: parar de falar do third term de Bush. Apesar de concordar que Obama precisa de voltar aos primórdios da sua campanha, onde a mensagem era unificadora e quase apartidária, a ligação de Mccain a Bush ainda me parece o melhor caminho.


Responses

  1. Creio ser o problema que já referiste várias vezes dos democratas: o de quererem manter o moral high ground que não lhes rende votos. Nesse aspecto, concordo contigo: Obama tem que bater e rebater na tecla do Bush’s third term.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: