Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 16, 2008

Em tempos de crise…

Matt Drudge, que ficou famoso pela luta desenfreada que desencadeou contra Bill Clinton na década de 90, e um dos conservadores mais influentes dos novos media americanos, coloca hoje em destaque a seguinte noticia: ”Obama Boom Economy: Record Bank in Bev Hills, $28 a Plate!”, numa critica ao jantar que vai reunir em Los Angeles centenas de apoiantes de Obama com uma convidada especial, Barbra Streisand. Neste encontro Obama poderá angariar até 9 milhões de dólares. Drudge critica esta opulência numa época em que a crise económica faz parte da vida dos americanos. Mas o que Drudge se esqueceu de mencionar foi um encontro que Mccain organizou ontem em Miami, onde os convidados pagaram cerca de 50 mil dólares para jantar com o candidato republicano. O valor total do evento foi de 5 milhões de dólares, e a verba foi direitinha para os cofres do RNC. Um pouco menos de populismo não ficava mal.

Este é um bom exemplo do partidarismo de uma campanha eleitoral. Há pessoas que não conseguem enxergar que estão a ser claramente manipuladas pela propaganda dos candidatos ou dos partisan media, e aproveitam qualquer sinal de desacerto para cair em cima dos candidatos. A reacção histérica de muitos democratas à nomeação de Sarah Palin foi outro bom exemplo (para mim será um case study no futuro), que mostrou como o sectarismo é indissociável de uma campanha eleitoral. O conceito “experiência” já deu para bater em todos os candidatos. Por ter muita ou pouca.

Adenda:

O próprio John Mccain criticou esta angariação de fundo com estrelas de Hollywood, esquecendo-se da sua própria festa ontem à noite.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: