Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 17, 2008

Investimento em publicidade televisiva

Mais de 15 milhões de dólares já foram gastos em anúncios de televisão desde o fim das convenções. Mais de 55% dos anúncios de Mccain foram em parceria com o RNC. Os de Obama foram pagos quase exclusivamente pela sua candidatura e têm uma componente mais negativa que os de Mccain. Os battleground states tradicionais receberam a esmagadora maioria do investimento. Estas são algumas conclusões de um estudo da Universidade do Wisconsin. O estudo está publicado aqui, mas destaco a seguir algumas conclusões:

– A maior parte do dinheiro foi dispendido nos estados do Midwest (Iowa, Indiana, Michigan, Minnesota, Ohio, Pennsylvania e Wisconsin). Obama tem investido noutros estados não tradicionais, como Montana, Carolina do Norte, Dakota do Norte e Virginia.

– Obama gastou 7,7 milhões e Mccain 7,8 milhões
– Os valores indicam bem as reais intenções dos candidatos. Em breve, com o andamento da campanha, será normal vermos oscilações nestes números. Por exemplo, esta semana li que assessores de Obama não acreditam que possam ganhar a Florida. Mas vão continuar a investir milhões para manter o estado competitivo até perto das eleições, o que obrigará Mccain a continuar a investir.

– Os valores na Florida, Colorado, Michigan, New Hampshire, Novo México, Nevada, Carolina do Norte, Ohio e Wisconsin são quase idênticos. Obama investiu mais que Mccain no Missouri (3:2) e na Virgínia (3:1). Mccain não tem anúncios no Indiana, Montana e Dakota do Norte. Mccain ultrapassou Obama na Pennsylvania (3:2), no Iowa (2:1) e no Minnesota, onde Obama apenas investiu 18 mil dólares.

– Na semana seguinte à RNC’08, 77% dos anúncios de Obama foram negativos, em contraste com os 56% de Mccain.

– Mccain antes de Setembro não tinha investido um dólar na Florida, mas na primeira semana do mês, gastou 1 milhão no Sunshine State. Obama investiu sete milhões durante o Verão.

– Mccain foi citado em quase todos os anúncios de Obama, bem como a sua ligação com Bush. Em nenhum anúncio de Mccain foi utilizada a imagem ou feita referência ao actual presidente.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: