Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 17, 2008

Sondagens (PA, OH, FL, VA, CO, NY, NJ, VT)

Mais um dia de sondagens e poucas novidades. A imagem de uma eleição muito renhida é agora, mais que nunca, uma certeza.

– Mccain parece solidificar a ligeira vantagem no Ohio e Florida.  Se Mccain consolidar algum destes estados, poderá libertar-se para atacar outros swing states, como a Pennsylvania ou Michigan. A ter em atenção as sondagens destes dois estados. A Florida já nem pode ser considerada um toss up.

– A Pennsylvania poderá tornar-se um caso problemático para Obama. Sem esta vitória, tornar-se-à quase impossível chegar à Casa Branca. Neste momento é uma verdadeira incógnita.

– Sobre o Colorado, pouco a acrescentar. As sondagens ora dão ligeira vantagem a Mcain, ora a Obama. Um empate é que temos neste momento.

– As boas noticias para Obama vieram da Virgínia. Esta sondagem da Rasmussen vem provar que é impossível fazer neste momento uma previsão sobre o score eleitoral deste estado, que vota GOP desde 1964.

– Estas sondagens confirmam a vantagem confortável de Obama em Nova Iorque e New Jersey. Apesar  do estudo da Quinnipiac, continuo a não acreditar que o Garden State será battleground state este ano.


Responses

  1. Nuno, abaixo dizes que a Virgínia tem votado Blue (democrata, portanto). Aqui dizes que tem sido GOP (red,, ou republicano). Qual deles então?

  2. Não me terei explicado bem…

    Lyndon Johnson foi o último Dem a ficar com os Votos Eleitorais da Virgínia, em 1964. Desde então tem ganho o candidato republicano

    O que quis dizer foi que os democratas tem tido ganhos substanciais na Virgínia nos últimos anos. Em 2006 elegeram o Senador Jim Webb, e em 2005 e 2001 elegeram Governadores Democratas. Este ano vão eleger Mark Warner para o Senado.

  3. OK,obrigado Nuno. Foi esta frase «única novidade nestes battleground states é mesmo a Virgínia, que nos últimos anos tem votado consistentemente Blue» que me deixou um pouco perdido (e confesso que não tive tempo para ir procurar informação).

  4. update ao toss-up na PA: no 11th congressional district a coisa tá Obama 43% e Mccain 40% e 43-44% nos likely voters. O 11th é Lackawanna…Scranton…ou seja Hillaryland, democratland e é suposto ser territorio Obama. O kerry ganhou aqui com 56%.

    http://www.scrantontimes.com/articles/2008/09/17/news/sc_times_trib.20080917.a.pg1.tt17president_s1.1950149_top3.txt

    o poll é da F&M college
    http://www.fandm.edu/fandmpoll.xml

  5. Caro João André,

    É verdade que não me expliquei bem. A sua leitura foi correcta, pois escrevi o que pareciam factos contraditórios. Aliás, o Rui Pedro Nascimento fez-me uma correcção idêntica no post anterior. Deveria ter mencionado que tipo de eleições estava a referir-me… Não fui explicito.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: