Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 17, 2008

Sondagens (WI, OR, FL, IN, OH, NC, VA, CA)

Um bom dia para Barack Obama, onde as sondagens nacionais indicam que está a inverter a ascendência de John Mccain depois da RNC. Exceptuando as sondagens da ARG, Obama hoje teve motivos para sorrir.

– Apesar da sondagem da CNU, Obama parece em condições de vencer a Virgínia. E isso seria um passo de gigante para chegar à Casa Branca.

– Esta sondagem da Florida pode indicar que Mccain não será assim tão favorito para vencer no estado. Eu fiquei um pouco surpreso por este resultado. O mesmo podemos dizer da Carolina do Norte, apesar da maioria dos recentes estudos dar uma vantagem confortável a Mccain.

– As más noticias para Obama podem ser resumidas ao Wisconsin e Oregon, onde estas sondagens confirmam que estes estados podem estar em jogo. E isso seria muito mau noticia para os democratas. Mccain continua como o claro favorito no Indiana.

– O Ohio tinha vindo a cair constantemente para o lado de Mccain. Nesta sondagem da CNN/Time temos um resultado contraditório. O que indica Obama tem hipóteses de vencer aqui.


Responses

  1. Um pouco de alento também é bom de vez em quando..Nuno:Por que este o eleitor Norte Americano é confuso? Quem fica promovendo esta infindável oscilação numérica são os independentes, ou a gangorra é frequentada por todas as facções partidárias?Grato.

  2. A sondagem da CBS a nível nacional dá 5 pontos de avanço para Obama. Sem dúvida nenhuma, as coisas começam a virar para o lado dos democratas.

  3. nossa é incrivel vcs acreditam em tudo que vêem,basta sair uma sondagem nova e pronto vira um estardalhaço.sera que vcs so começaram a acompanhar o processo eleitoral agora ou sera que vcs são ingenuos mesmo?não é possivel que nenhuma pessoa aqui não se lembre de 2004 onde o democrata kerry era favorito em todas as sondagens que eram feitas nos estados cruciais para aquela eleição,onde a imprenssa americana chegou a anunciar com estardalhaço que kerry era o novo presidente,mais o que foi visto foi que ele levou um verdadeiro olê do bush.as pesquisas de opinião nos EUA são na grande maioria frajutas eles pendem pro lado que eles querem que ganhe sempre.gallup,rasmussen,cnn e etc estão longe de serem institutos confiabilissimos,diante de tantos erros de pesquisas que esses institutos ja estiveram envolvidos é impossivel confiar 100% em algum.
    quem em sã consiência vai cair na conversa de que obama tem chance na virginia,por favor né só quem acredita em chapeuzinho vermelho nem na época clinton a virginia foi azul a virginia so votou em clinton no seu segundo mandato e muito mal a virginia nunca sera azul,uma coisa é eleição de governador,senador,prefeito e etc…outra coisa é eleição pra presidente,o colorado é outra história pra democrata dormir,bush que é bush,ou seja o mais impopular entre todos ganhou o colorado com folga nas duas eleições e obama tava esse tempo todo na frente no colorado e agora esta atrás,é claro que maccain sempre esteve na frente no colorado mais as pesquisas fraudulentas dos EUA colocavam obama na frente.nos eua é a lei do mais burro os institutos impurram as suas pesquisas guela a baixo no povo e os que raciocinam menos levam ao pé da letra.vamos ver em novembro o tamanho da credibilidade dos institudos de fraude dos EUA.
    seu blog é muito bom tirando as pesquisas de opinião que não nos levam a conclusão alguma,mais vc faz a sua parte em divulgar tudo que é vinculado sobre as eleições americanas,é um blog muito completo e que faz com que os mais leigos em eleições nos EUA comecem a entendelas e acompanhalas.

  4. Jacqueline, o que você está a dizer é o seguinte:
    como o Bush ganhou nas últimas duas eleições, então os republicanos vão ganhar sempre (nem vale a pena as eleições); como Bush ganhou no colorado, então nunca nenhum democrata lá vai ganhar; como Clinton perdeu na Virgínia, então nunca os republicanos vão lá ganhar. etc, etc, etc. O mundo é redondo e nunca nada muda (é aasim, não é).
    Eu não acredito nada disso (preferia dar um tipo na cachola a achar que o mundo fosse assim tão chato), nem acredito em teorias da conspiração e por isso acompanho e raciocínio de acordo com as sondagens que há. Sabendo que se enganam, como é óbvio, como acontece aqui em Portugal e em todos os países do mundo.

  5. Em relação às sondagens, concordo que temos de olhar para elas com prudência. Muitas delas não mostram coerência e nem todas serão credíveis. Como não sou um expert, limito-me a coloca-las aqui, para análise posterior. Mas nunca atribuir-lhe um valor exagerado.

    Quando olho para as sondagens, tento acima de tudo tentar perceber as tendências da corrida eleitoral. O que pode ser uma certeza hoje, pode ser desmentida no dia seguinte.

    Em relação à Virginia e ao Colorado, acredito que podem realmente mudar de mãos, tal como a Pennsylvania e o Wisconsin. A dinâmica eleitoral dos estados, aliados à própria alteração demográfica em alguns deles podem criar condições para a mudança. E Mccain-Obama não é igual a Bush-Kerry. Como tal. acredito que podem haver algumas alterações ao mapa eleitoral de 2004. E também algumas surpresas.

    O mundo da política é dinâmico…..


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: