Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 18, 2008

Semana dominada pela economia

Felizmente ou infelizmente, a economia desempenha um papel fundamental nestas eleições. Segundo uma sondagem da Gallup conduzida este mês, mais de 42% dos americanos consideram que este tema é o mais importante nestas eleições. E com uma Administração republicana impopular, e com a crise económica, a oposição democrata tende a ser favorecida. Mas a verdade é que nenhum dos candidatos tem background na área. Mccain e Biden são “peritos” em política externa, Obama e Palin demasiado inexperientes para serem peritos em coisa alguma. A percepção dos eleitores, essa tende a favorecer Barack Obama.

Na mesma sondagem, 48% favorecem a visão de Obama, contra 45% de Mccain. Mas esta sondagem que me estou a referir foi conduzida entre 5 e 7 de Setembro. Antes das recentes crises da Merryl Lynch, Lehman Brothers e AIG. E estávamos no período pós RNC.

Esta semana, com a crise de Wall Street, Obama parece ter recuperado o momentum, com Mccain a jogar à defesa. O candidato republicano tem adoptado uma postura populista contra a “ganância” dos empresários, a favor dos trabalhadores. Obama tem relacionado esta crise com a gestão republicana dos últimos oito anos. E quem tem saído a ganhar é Obama. As confusões com Carly Fiorina, a teoria da “invenção” do BlackBerry e a própria declaração de Mccain sobre o estado da economia não ajudaram


Responses

  1. Parece-me claro que se a economia for o tema central desta eleição, Obama tem mais hipóteses de vencer. Não devido às suas capacidades pessoais, claro, mas por três motivos conjuntos:

    a) o programa económico populista dos Democratas é sempre mais simpático para a classe média-baixa (mais subsídios, mais controlo federal, mais proteccionismo);

    b) quando a economia está mal, isso favorece obviamente o candidato da mudança, seja ele qual for;

    c) muitos eleitores recordam ainda os anos dourados de Bill Clinton, com uma economia fabulosa (outros tempos, é certo, mas importante do ponto de vista “emotivo”).

    Nota: eu não diria que McCain é um “especialista” em política externa… Um especialista deste tipo costuma saber quem é o primeiro-ministro espanhol e jamais consideraria que a Espanha fica situada na América Latina… (sim, estou a brincar, mas a “gaffe” de McCain é imperdoável!)

  2. Eu concordo que o tema economia irá favorecer Obama. Esta sondagem que referi é antiga. O momentum está do lado de Obama, e esses valores próximos devem estar bem diferentes… E por isso Mccain endureceu o discurso hoje com Bush e os actuais responsáveis pela área. Mas não está fácil…

    Eu coloquei perito entre aspas. Sinceramente, confio muito mais nos seus assessores que nos próprios candidatos. Claro que não podem nem devem demonstrar ignorância…. como por vezes tem acontecido…

    Sobre a polémica relativa a Zapatero, apenas li as notícias… Custa-me a acreditar que Mccain não saiba que ZP seja o PM de Espanha, e muito mais não saiba onde fica a sua localização… O spin da equipa de Mccain também não me pareceu muito convincente, apesar de também saber que ZP não seja muito “famoso” no GOP..

  3. Eu também acho que a “gaffe” não passa disso mesmo: uma confusão do momento, um equívoco provocado pelo cansaço ou qualquer outro motivo. Mas veja (ou melhor, ouça) por si mesmo. É bizarro… (a parte em que McCain se refere ao “nosso hemisfério” e à América Latina quando se discute a Espanha é algo perturbante).

    O link para a entrevista em inglês é: http://talkingpointsmemo.com/archives/217792.php

  4. De facto Mccain não parece saber quem é Zapatero durante a conversa. Estava a falar no vazio….


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: