Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 24, 2008

Sondagens (CO, NH, MI, WV, WA, SC, MT, IA)

Estas sondagens vêm colocar alguma serenidade na análise desta campanha.

– Os valores no Montana, Carolina do Sul e Washington reforçam a convicção que os dois primeiros serão terrenos de Mccain e o último de Obama. Ultimamente tinham saído sondagens que mostravam o contrário.

– Obama parece ter uma vantagem considerável no Iowa e Colorado, dois estados que votaram George W. Bush em 2004. Um sério problema para Mccain.

– A West Virginia era um estado seguro para Mccain. Mas as últimas sondagens mostraram que os candidatos estão muito próximos. Vantagem para Mccain, mas se tiver de investir recursos neste estado, é muito mau sinal.

– O quatro votos eleitorais do New Hampshire estão a ser muito disputados. Já salvou duas vezes Mccain. Será que vai voltar a fazer a diferença em 2008?

– Por fim o Michigan. Mark Halperin colocou este estado em número um dos indecisos este ano. A verdade é que Obama aparece quase sempre à frente. A sondagem da MRG of Lansing é uma rara excepção. Não conhecia esta empresa, mas o RCP costuma ter um critério rigoroso nas sondagens que publica.


Responses

  1. Nuno, só uma nota sobre o rigor da sondagem do Michigan que cita. Há vários indicadores na ficha técnica, desde logo a dimensão da amostra: as sondagens do PPP costumam ter o dobro dos inquiridos destas. Mas se for ao http://www.fivethirthyeight.com tem na coluna da direita o peso que o Nate Silver atribui a cada sondagem. É evidente que o peso também depende se a sondagem é recente ou não. Mas se for hoje tem uma boa ideia da qualidade do pollster tal como percebida pelo Nate. Não é uma verdade revelada por Deus ao Mundo: eu discordo de muita coisa que o Nate faz. Mas é uma indicação.

  2. Essa sondagem entra em contradição com todas as que têm saído do Michigan. Essa é uma boa dica para atestar a credibilidade das sondagens.

    Abraço

  3. Se Obama perder o Michigan, tem um problema…

  4. Nuno,

    Permita-me só um esclarecimento: se todas as sondagens derem 30 pontos a McCain no Alabama e 1 de 10 a Obama, isso é um outlier. Não serve bem para testar nada sobre as outras 30. EU não sei se McCain vence o Michigan. Acho que não. Mas não é esta sondagem que provará as outras erradas, se a selecção amostral tiver sido feita de acordo com critérios adequados. Esta até pode ser pior. A qualidade de um método de previsão não se avalia por ele ser capaz de acertar 1 vez. Deixem esta empresa fazer múltiplas sondagens e depois se vê se ela tem ou não bons métodos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: