Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 24, 2008

Sondagens (CO, WI, MN, MI, FL, OH)

Dia muito positivo para Barack Obama. Com estes dados, a subida de Obama no Colorado, Ohio e Florida é evidente. A única nota de satisfação para Mccain é o Minnesota, onde está apenas a 2% de Obama. Mas este estado dificilmente virará Red. Há duas semanas que Obama está a obter melhores resultados nas sondagens. Veremos se Mccain terá capacidade de inverter esta situação com o debate de sexta-feira.


Responses

  1. Ainda é cedo, mas se estes dados se mantiverem nas próximas 2/3 semanas, tal facto devia levar a um repensar da estratégia de McCain, parece-me. Faz pouco sentido continuar a investir no Iowa e no Wisconsin, e talvez não fosse pior deixar o Colorado também, para de facto meter todas as fichas no Rustbelt (PA/OH/MI). Vencendo 2 destes 3 Estados McCain teria a vitória quase no bolso.

  2. Eu acho que nas próximas semanas vamos os candidatos vão ser obrigados a redesenhar as suas campanhas. Obama retirou as suas tropas do Dakota do Norte para o Minnesota, e Mccain já dirigiu investimentos para o Indiana, estado que estava ao abandono. O Iowa parece-me completamente perdido, até pelo facto da enorme popularidade de Obama neste estado. O WI também me parece um “long shot”. Também concordo que o OH, PA, MI é a sua melhor hipótese.

  3. Claro esvasiamento da bolha “paliniana.”

  4. Eu acho que as sondagens estaduais aparecem sempre atrasadas em relação às sondagens nacionais. O obama esteve durante uma semana a ganhar nas sondagens nacionais e só agora começam a surgir os bons resultados estaduais. Pelo contrário, parece-me que a nível nacional McCain está agora a recuperar ligeiramente.

  5. A estratégia de McCain foi por água abaixo por causa da crise económica.

  6. Os debates são essenciais para redefinir tendências.
    É que apesar de as alterações objectivas e numéricas após debates se cifrarem, as mais das vezes, em meros dois pontos para cima ou para baixo, a questão emocional e psicológica de quem ganhou o debate pode ter importância em estados decisivos.

    Acresce que sempre podemos esbarrar no “escândalo da 1º quinzena de Outubro”, e nisso os republicanos são muito melhores que os democratas….

    Miguel Direito

  7. Será que um eventual chumbo democrata ao plano da administração para a crise económica não será prejudicial a Obama?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: