Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 25, 2008

Mccain – brilhante ou desespero?

Como é habitual nestas situações, as pessoas têm reacções diferentes, mediante as suas opções políticas e ideológicas. Uns dizem que é desespero, outros que é brilhante. O que Mccain fez ao suspender a sua campanha é uma jogada política, como tantas outras que já assistimos ao longo deste último ano e meio. Não é melhor nem pior. It´s just Politics

Eu estou inclinado para considerar um enorme risco, e com poucos ganhos em perspectiva. A grande vantagem que estou a ver é que o debate de sexta-feira poderá gerar mais interesse, pois não acredito nem um minuto que Mccain não esteja presente. E isso tornará este debate sobre política externa mais relevante, numa altura em que a economia está no topo da agenda mediática.

Harry Reid, que ontem tinha apelado ao envolvimento de Mccain na discussão sobre o plano financeiro, hoje disse que Mccain só vinha atrapalhar o acordo. A reacção no Senado foi completamente dominada pelas cores partidárias. Outra coisa não seria de esperar.

Howard Wolfon, antigo colaborador de Hillary Clinton, diz que Mccain fez isto para suster o declínio nas sondagens, e para virar para ele as atenções desta campanha. Para Wolfson, esta é uma jogada política arriscada.

Ramesh_Ponnuru, editor da conservadora National Review, considera que é um erro político assumir que com esta postura favorece um acordo em Washington nesta altura. Só isso lhe seria vantajoso. Caso não aconteça, poderá ser penalizado pelos eleitores.

No Politico, podemos ver as reacções de várias personalidades, uns a elogiar, outros a devastar a atitude de Mccain, dependendo da sua filiação partidária.


Responses

  1. “Mickey Edwards, Princeton lecturer and former Republican congressman:

    Oh, brother. What idiot came up with this stunt?”

    estou como este tipo. depois de Palin é a segunda jogada de loucos da campanha de McCain. o “de loucos” não é elogio para McCain. no meu mundo só um idiota se lembraria duma coisa assim. como só um idiota se lembraria de escolher Palin.
    no meu mundo, insisto; aquele não é o meu mundo. ali o mais cínico e cretino golpe de teatro é capaz de resultar.

  2. O Politico e a CNN citaram fontes da campanha de McCain sugerindo que o debate desta sexta seja adiado para dia 2, substituindo-se assim o debate para VP, sendo que este último deveria ocorrer “em data incerta”. Claro que nada disto tem a ver com a total incapacidade de Palin e a sua desastrosa entrevista para a CBS!

    Meu caro Nuno, elogio-lhe o sangue frio, mas se me disser que acha tudo isto normal e que não há aqui segundas intenções, começo a achar que não é humano!🙂

  3. Sinceramente McCain está meio perdido, tinha tudo pra travar uma batalha forte com Obama, mas a questão economica o colocou em desespero…se ele não colocar rumo em sua campanha logo, quando o fizer pode ser tarde demais…E Obama parece ter feito a lição de casa, aprendeu com os erros de Kerry e tem evitado de cometê-los…

  4. Caro JGA,

    Desde quando é que não há segundas intenções em política? É evidente que Mccain quis retirar dividendos políticos com a suspensão…

  5. A propósito da suspensão da campanha de John McCain… foi cancelada uma entrevista com David Letterman, que não ficou nada contente. O vídeo é imperdível:

  6. Tb a ideia subjacente é continuar a proteger a n/ fraquinha Palin.

    Aliás, a mulher de Bush, Laura, disse que Palin não percebe da política externa, but é uma aluna que apreende rapidamente.

    Pelo menos até 4 de Novembro, Obama tem power ( controla o partido, Senado e HR), forçando Bush a recebe-lo em WH.

  7. Acho que este FOI o erro de McCain.

  8. não dá para publicar aqui o texto que coloquei na Loja de Ideias (sem links parece…curto).
    Convido-os, assim, a lerem no original aqui: http://lojadeideias.blogspot.com/2008/09/boa-jogada.html

    Em sintese:

    Muito bem jogado por John McCain, que com esta decisão simultaneamente comanda o ciclo noticioso, cala Sarah Palin, obriga Obama a correr atras do prejuizo, além de se esquivar ao debate com o candidato democrata.
    Boa jogada (vejamos se se consegue resolver a coisa antes de 6ª feira – deve ser o que Obama está desesperadamente a tentar fazer…)

    Um abraço,

    José Reis Santos

  9. Caro José Reis Santos,
    Eu acho que afinal sempre vamos ter debate, porque parece que já há acordo no congresso. Por isso, Obama e Mccain vão mesmo debater amanhã. O que acho que Mccain ganhou é amanhã vai haver muito mais audiência, e isso pode ser benéfico para Mccain. Veremos.

    Abraço

  10. Para já as sondagens não reflectem isso (as tracking polls que incluem o dia de ontem, como discuto no http://ovalordasideias.blogspot.com, com maior detalhe).

  11. É muito cedo mas as sondagens não são nada complacentes com McCain ter suspendido a campanha. Os dados estão no meu blogue. Esperemos mais um dia ou dois. Quanto a haver debate Nuno, olhe que ainda não apostava.
    Carlos


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: