Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 26, 2008

A importância do primeiro debate

A Universidade do Mississippi vai receber Barack Obama e John Mccain quando a campanha eleitoral está ao rubro. O primeiro debate é importante, pois pode mudar o rumo de umas eleições, e estabelece um padrão para os dois seguintes.

Segundo li num artigo de Karl Rove, o vencedor do primeiro debate, desde 1960, arrebata 4,2% na sondagem da Gallup. Isso quer dizer que este confronto pode servir para colocar Barack Obama definitivamente na rota da Casa Branca, ou, pelo contrário, pode servir para John Mccain voltar a empatar novamente a corrida.

E pelo menos, há uma coisa que John Mccain tem vantagem. Ontem li uma sondagem (não me recordo onde) que cerca de 45% dos americanos espera que Obama esteja melhor que Mccain, que apenas era defendido por 37%. Ora, isto quer dizer que as expectativas são mais altas para Obama. E, como sabemos, o vencedor não é quem ganha realmente o debate em termos argumentativos, mas sim quem vence no jogo das expectativas. Em 2000 Al Gore era percepcionado como o melhor “debater”, mas a sua postura de robot, contrastando com um George W. Bush que se aguentou bem, contribuiu para a vitória do então Governador do Texas.

Mas o debate não deverá centrar-se apenas em questões de política externa, como estava agendado anteriormente. Os dois candidatos já chegaram a um entendimento que deverão haver algumas perguntas sobre economia. Barack Obama poderá sair favorecido, ao falar-se também de economia.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: