Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 26, 2008

O jogo das expectativas

Apesar de ser um debate sobre política externa, Barack Obama parte em vantagem para esta noite. Esta semana tem sido verdadeiramente desastrosa para John Mccain, e as sondagens têm reflectido esse mau momento do candidato republicano. A “suspensão” da campanha devido à crise económica foi um passo em falso, pois apenas serviu para ser acusado de calculismo político, e pouco mais. Foi obrigado a recuar em relação ao debate, depois de ter dito que não iria comparecer se o acordo entre republicanos e democratas não estivesse fechado.

O debate em que deveria brilhar, pois a política externa é o precisamente o tema em que os americanos mais confiam nele, está desde já assombrado pela confusão das últimas horas. Sarah Palin também não tem contribuido para a serenidade do lado republicano, com a sua notória falta de capacidade pra enfrentar o prime-time. A poucas horas do inicio do debate, a campanha de Mccain deve estar em pânico. Acredito eu. Uma boa prestação de Obama esta noite pode ser o inicio de umas eleições menos renhidas que o esperado. Mas não devemos menosprezar a capacidade política de John Mccain. Já várias vezes renasceu das cinzas, e Obama não é tão bom a debater como a discursar.

Adenda:

O debate começa às 02h00 (horas de Lisboa). Estarei por cá por volta das 0h00.


Responses

  1. Os vários números de sondagens que exponho no blogue mostram que McCain perdeu uma semana que devia ser sua. O próprio Mike Huckabee fala em erro crasso de McCain. E há vozes no conservadores a pedirem a cabeça de Palin depois do video e das entrevistas. No xadrez, um sacrifício de dama só se faz em desespero, e só é uma grande jogada se bem feito. O que McCain fez foi uma jogada do tipo ir nomear Sarah Palin a VP, o equivalente ao sacrifício de dama no xadrez: suspendeu a campanha e aparentemente perdeu em toda a linha. Aparece no debate em posição de fraqueza clara quando tinha tudo para aparecer em força. Psicologicamente estará pior que Obama.
    Se Obama empatar (isto é se, como discuto em http://ovalordasideias.blogspot.com, for capaz de reiterar algumas mensagens fortes como a inutilidade da guerra do Iraque, reiterar a importância da War on terror no Afeganistão, mostrar-se do isolacionismo de Bush e mostrar que quer retirar depressa do Iraque pelos custos humanos e financeiros), McCain entra no último mês de campanha com uma clara desvantagem. Mas concordo com o Nuno: McCain é errático e surpreeendente. Só que não é uma questão de poder renascer das cinzas. É antes: ou renasce hoje, ou duvido que renasça mais.
    Um abraço,
    Carlos

  2. Concordo que hoje, Obama tem tudo para sair vencedor. A semana, a segunda consecutiva, correu muito mal a Mccain. Se não consegue recuperar animo esta noite, provavelmente estará perdido…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: