Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 29, 2008

Barack Obama:Frontrunner

As primárias terminaram em Junho. Desde então, Barack Obama liderou quase sempre as sondagens, excepto o curto período pós Convenção de Minneapolis. Mas essa superioridade nunca se traduziu em mais de dois ou três por cento nas sondagens. Mas depois das últimas duas semanas, Obama é o claro frontrunner nesta campanha. O que sucede pela primeira vez.

A campanha de John Mccain está em crise. O Senador do Arizona não tem muitas hipóteses: ou reverte esta tendência nas próximas duas semanas, ou será derrotado sem grande dificuldade. A grande “culpa” desta situação é a crise económica que se abateu sobre a América. Mas o próprio candidato não está isento de responsabilidades, antes pelo contrário. O que se esperava dele é que conseguisse esbater a superioridade de Obama na economia, no concerne à percepção dos eleitores. Mas o seu golpe de (mau) génio, na semana passada, ao suspender a campanha, funcionou ao contrário. Obama também tem agido de forma brilhante. O clima político é-lhe muito favorável, como seria a qualquer candidato democrata nesta fase. Mas em outros tempos, como na época de Al Gore, também os democratas tinham todas as condições para ter sucesso, mas por inabilidade política, não conseguiram retirar proveito disso. Obama tem demonstrado ser um democrata diferente dos seus antecessores.

Esta dinâmica também se nota na forma como os eleitores americanos avaliaram o debate de sexta-feira. Enquanto a maior parte dos analistas consideravam que Mccain tinha estado ligeiramente superior no debate de sexta-feira, os americanos, os que realmente contam, apreciaram-no de forma inversa. Três sondagens diferentes, CBS, CNN e USA Today, foram concludentes em sustentar que a noite foi de Obama. E isso tem um significado: A maior parte dos eleitores concorda com ele.

Ao analisarmos as sondagens dos battleground states, verificamos que Mccain está quase limitado a jogar à defesa. Não lidera em nenhum estado que votou Kerry em 2004, e está atrás em muitos estados que votaram Bush, como Novo México, Colorado, Iowa, Virgínia ou Carolina do Norte (nestes dois por número marginais).

O momentum é agora de Obama. Sabemos como funciona uma campanha eleitoral como esta: A dinâmica de vitória é fundamental, e será preciso um acontecimento extraordinário para virar a corrida ao contrário.

Obama-Biden conquistaram, o que pode ser considerado, uma vantagem importante nas últimas semanas. A 36 dias da eleição, isso pode ser fatal para as aspirações de Mccain. E não podemos esquecer que na próxima quinta-feira, Sarah Palin vai defrontar Joe Biden, no debate entre candidatos a Vice-presidente mais aguardado da história. Uma humilhação por parte de Palin colocará sérios entraves à eleição de Mccain. E tudo aponta para isso. Biden apenas não precisa de referir acontecimentos virtuais, como Roosevelt falar à televisão, e certamente sairá vencedor.

Será que a surpresa de Outubro este ano será uma verdadeira perturbação do rumo da campanha eleitoral? Por agora, Barack Obama é o frontrunner desta corrida. Pela primeira vez nesta campanha.


Responses

  1. sinceramente, parece-me que estão a colocar as expectativas em relação a Palin demasiado baixas para depois jogar isso a favor dela: tudo que fique acima do desastre será considerado vitória de Palin.

  2. “Obama critica Mccain por ter dito que não se encontraria com o Primeiro-Ministro Zapatero.”

    Isto está a provocar um terramoto no meio hispânico e por arrastamento no nosso meio lusófono!

  3. O problema de Palin está em seu notável déficit de atenção, e isso é um problema orgânico que ñ pode ser tratado em uma semana. Sua dependência de teleprompter e ausência de conhecimento geopolítico selaram seu destido no debate. O pior é que ela precisa ao menos ñ cometer deslizes pois MacCain perdeu para Obama no debate.

    Abraço


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: