Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 29, 2008

Mapa Eleitoral – update

Strong Obama – CA, IA, IL, NY, VT, ME, OR, MA, CT, RI, MD, DE, DC, HI (171 VE)

Leaning Obama – WA, WI, NJ, CO, NM, PA, MI (88 VE)

Toss Up – NV, NH, OH, VA, MN, FL, IN, NC (105 VE)

Leaning Mccain – MO, WV (16 VE)

Strong Mccain – ID, MT, WY, ND, SD, TX, UT, AZ, AK, OK, KS, NE, AR, MS, LA, GA, AL, TN, KY, SC, (158VE)

Até 3% de diferença inclui os estados em toss up e até 7% em leaning. Segui o método de média simples do Real Clear Politics.

As diferenças são notórias em relação ao mesmo mapa que apresentei a 13 de Setembro. John Mccain “enterrou-se” no dossier “crise de Wall Street”, e as sucessivas inabilidades de Sarah Palin para lidar com a posição que ocupa, acabaram por “empurar” o velho combatente do Arizona para esta situação. Afinal, esta corrida poderá não ser tão renhida como ainda há duas semanas previamos. Barack Obama apenas precisa de não cometer grandes erros, e que não aconteça nada de extraordinário que mude o rumo desta campanha.


Responses

  1. Eu ainda acho que as coisas vão ser equilibradas. McCain já tem no seu currículo muitas recuperações históricas; parte de um forte agregado eleitoral (Bush 2000 e 2004) e há muitos Estados no mapa ainda com enorme equilíbrio (eu colocaria o Colorado e a Pensilvânia em Toss-Up).

    Mas concordo com o Nuno: estes últimos dez dias foram muito particulares. Estou aliás em crer que, caso Obama vença, se venha a falar e muito desta fase da campanha como o eventual momento em que McCain perdeu esta eleição. O agravar de questões circunstanciais (a crise económica) aliado a erros estratégicos brutais (a supressão da campanha, a horrível entrevista de Palin, um debate que McCain deveria supostamente vencer com facilidade e acabou num empate/pequena vitória de Obama)… Tudo isto inclinou a eleição para os Democratas, ainda que apenas ligeiramente.

    Eu não sei como vai o Nuno pontuar os candidatos esta semana, mas olhe que eu facilmente diria Obama – 15, McCain – 7. Foi muito mau para o Republicano…

  2. Por outro lado, parece-me que não vai ser fácil inverter esta tendência “azul”, até porque os elementos próximos são algo desfavoráveis aos Republicanos. O debate de quinta é uma bomba-relógio. Obama continua a bater recordes de angariação de fundos e a lutar em Estados improváveis. E os Republicanos não estão a ser capazes de criar uma narrativa política credível capaz de motivar a classe média e os independentes a votarem (outra vez) à direita.

    Outro ponto interessante:apesar de ser um candidato sem experiência nestas andanças, e de estar há ano e meio em campanha, Obama tem mostrado uma espectacular capacidade para evitar erros graves. O mérito não é só dele, bem sei, mas para um apaixonado em marketing político, como o Nuno, este aspecto não pode deixar de impressionar (digo eu, não sei). O profissionalismo e rigor da campanha de Obama é uma das coisas que mais me têm espantado nesta corrida.

    Um abraço!

  3. Para McCain voltar a rota da vitória, Palin tem que vencer Biden no debate do dia 02 de outubro….

  4. Caro JGA,
    Sem dúvida que a campanha de Obama tem sido a mais brilhante destas eleições. Já nas primárias o tinha sido, e agora continua quase inatacável. Um outro erro cometido em Julho e Agosto, mas que têm sido ultrapassados de forma brilhante.

    Curiosamente, John Mccain também estava a fazer uma boa campanha, no sentido republicano, e entrou em Setembro em boa forma. Mas as últimas duas semanas foram desastrosas, e isso contribuiu para o descalabro nas sondagens. Não sei se Mccain terá capacidade para dar a volta. Nesta altura, as inclinações do eleitorado costumam ser decisivas.

    Apenas mais logo poderei publicar a minha avaliação da última semana. Mas não me parece que seja muito diferente da que o JGA fez…

    Em relação a uma vitória de Palin sobre Biden na quinta-feira, parece-me que as probabilidades disso acontecer sejam 5%. E acho que estou a ser optimista na perspectiva republicana. Mas veremos.

  5. nada esta perdido ainda.outubro sempre nos trás surpresas.

  6. Obama emerge após, o debate, como favorito na campanha presidencial americana

    Após o 1º debate entre os candidatos a presidente dos EUA Obama começa a aparecer como favorito. Qual será o significado de eventual vitória de Obama?
    Ainda durante as primárias a Revista Time publicou uma foto de Barack Obama e a frase de que ele seria o vencedor na disputa pela indicação do DNC à Presidência dos EUA. A edição dessa revista se tornará histórica porque apresenta não apenas um candidato vencedor mas também o primeiro gênio político do Século XXI. Imaginem: negro e tudo o que isso significa na América, sem grande experiência política no cenário político americano, pobre quando comparado aos outros candidatos, etc. E no entanto, emergiu como vencedor nas primárias do DNC, derrotando um poderoso clã político, o dos Clinton. Agora vencerá uma das mais poderosas máquinas políticas, o partido republicano. Tanto nas primárias quanto na disputa com McCain, quais são suas armas políticas principais?
    1) Uma grande retórica (aliás, resgatando a importância dessa arte na política),
    2) um elevado senso ético, cada vez mais percebido publicamente,
    3) uma surpreendente capacidade de agregar pessoas e de inspirar-lhes confiança e esperança,
    4) um frescor ideológico (ele é pós Martin Luther King, Mao Tsé Tung e Lênin), capaz de dissolver preconceitos,
    5) sintonizado com os elementos da sociedade da informação.

    Muitas outras qualidades serão apresentadas por esse jovem político que sem dúvida confirmarão a emergência do 1º gênio da política no século XXI.

    Não sou oráculo… mas quem viver, verá!
    Joberto

  7. Uns dias atrás foi aqui publicado um outro mapa que considerei de wishfull thinking. Este é mais realista. E para além da vantagem de quase 3 pontos de obama no Minnesota que lhe garantem 269/269, já há sondagens que dão a vitória a Obama na Virginia e New hampshire. E,pasme-se, Florida e Ohio.

  8. “nada esta perdido ainda.outubro sempre nos trás surpresas.”

    Para McCain ganhar agora só um terramoto. Leia-se um atentado terrorista ou um escândalo que envolva Obama.

    .


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: