Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 29, 2008

Semana negra para Mccain II

Volto a repetir o título do balanço da semana passada. Tinha previsto que John Mccain poderia ter uma boa oportunidade para dar a volta. Mas o que se passou foi o inverso, com Barack Obama a somar pontos em toda a linha. E pessimismo começa a abater-se sobre as hostes republicanas. As duas últimas semanas foram muito más para a campanha republicana, que tem vindo a descer nas sondagens de forma gradual. E sabemos que nesta fase, isto costuma ser determinante para o desfecho das eleições.

Com a assembleia-geral das Nações Unidos e o debate de sexta-feira, esperava-se que esta semana fosse dominada pela política externa. Mas foi a crise de Wall Street que foi discutida exaustivamente pela comunicação social. Mas houve dois factos que contribuíram decisivamente para o balanço negativo para Mccain. A sua decisão de suspender a campanha foi encarada como uma mera encenação eleitoral, o que contrasta com o seu passado de Maverick. Ao lançar a campanha eleitoral num caos, precipitou a sua descida nas sondagens. A entrevista desastrosa de Sarah Palin a Katie Couric não ajudou à festa. Nas últimas duas semanas cresceram as dúvidas do público americano sobre a sua capacidade para assumir o cargo de Vice-presidente. Esta prestação televisiva, juntamente com um vídeo obscuro sobre o seu exorcismo que anda a circular na Internet, aumentou a percepção negativa sobre o ticket republicano.

Barack Obama continua a fazer uma campanha muito inteligente. Tem mantido uma mensagem coerente, a sua campanha de anúncios tem sido irrepreensível, com bastantes ataques a John Mccain, e demonstrou capacidade de liderança nesta semana. A crise da economia foi uma “bolha de ar” para a sua campanha. Sem ela, talvez os dois candidatos continuassem muito empatados. Mas Obama teve o mérito de saber aproveitar esta oportunidade, e não cometeu erros. Concordo com o que José Gomes André disse num comentário. Se Obama vencer, esta será considerada a fase decisiva da campanha.

Por fim, o debate. Era para ser sobre política externa, mas a economia dominou a primeira parte. E aí, Obama foi mais forte, ganhando o debate para o público americano, segundo as sondagens publicadas. Mccain esteve melhor na parte da política externa, mas num debate sobre política externa era esperada uma prestação avassaladora do Senador do Arizona. E isso não aconteceu.

Mccain-Palin -8 (a mesma nota da semana passada. Só não é mais baixa, porque no debate Mccain esteve a um nível aceitável. Mas a suspensão da campanha, juntamente com a prestação de Palin, mereciam nota mais baixa)

Obama-Biden – 14 (menos um valor que semana passada. Terá ganho o debate para a população americana, mas não me convenceu totalmente. Mas tem feito uma campanha notável, e Axelrod e Plouffe prometem ser os novos milionáros reformados da política. Dignos sucessores de Dick Morris ou James Carville)


Responses

  1. O vigor cerebral de Obama e a capacidade de mobilização na arrecadação de fundos está inspirando o eleitorado e essa percepção de que ele é capaz de arrebanhar tanto o povo americano como a comunidade externa para um consenso de esforço em conjunto para sair da crise na minha opinião está sepultando a velha política de Bush MacCain. E quero dizer que estou feliz por ver a “Pit Bull de Baton” sendo desmascarada.

    Abraço

  2. Uma nota. No passado, disse que uma vantagem que Obama tinha com todos os ataques que tinha sofrido e com os casos que tinham vindo a lume (o do seu antigo pastor, por exemplo), tinham a vantagem de mostrar os esqueletos existentes. Desta forma, os republicanos não têm muito combustível para gastar, enquanto que Palin fornece muito material (neste aspect, também as muitas campanhas anteriores de Bidden o imunizam).

  3. PERFEITA análise João Andre!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: