Publicado por: Nuno Gouveia | Setembro 30, 2008

Sondagens (PA, OH, FL, VA, CO, NC, TN)

Superioridade de Obama nas sondagens, mas não tão grande como algumas sondagens nacionais sugeriam. A excepção é na Pennsylvania, onde Obama ganha uma importante vantagem. Estes números indicam que no Colorado (este estudo contraste com os anteriores), Ohio, Florida, Carolina do Norte e Virginia continuam muito equilibrados. Importante verificar nos próximos dias se Obama vai materializar nos battleground states a sua vantagem nacional.


Responses

  1. Caro Nuno,

    Concordo consigo. Embora algumas destas sondagens tenham sido feitas anteriormente ao debate. Mas no essencial, o que me parece importante é isto: ao defender a PA, Obama fica (se aceitarmos que o MI está razoavelmente defendido, o que não me parece um pressuposto forte dadas as sondagens e o discurso económico de McCain – e sabemos como o Michigan é sensível a essas questões), sobram apenas dois elos fágeis na coligação Kerry 2004 (o NH e o Minnesota). Demos o primeiro a McCain. Pela mesma honestidade, demos o New Mexico e o Iowa a Obama. O saldo é de 8 pontos para Obama. Faltam 9 para chegar aos 17 necessários a empatar (cenário em que concordará que Obama é favorito). Ora aqui é que eu penso que reside a vantagem de Obama nestas sondagens: se ele está em empate técnico no Colorado (com ascendente), Virginia, North Carolina, Ohio, Florida e msmo no Indiana, é fácil vermos que todos os estados em disputa como toss ups são red states (de Bush, subentenda-se). Isto é, se McCain não virar o Minnesota, basta Obama vencer um destes estados para ganhar as eleições. De um ponto de vista probabilístico, um emapate em meia dúzia de estados, dificilmente deixa de produzir uma vitória para Obama.
    É nesta encruzilhada que penso que McCain se encontra. Ele tem que defender muitas partes do tabuleiro ao mesmo tempo, o que lhe rouba tempo para atacar. Repare na frase do etanol que ele disse no debate. O Indiana será porventura o menos provável dos estados de Obama nesta lista. Mas o etanol é um assunto sensível na corn belt e já lhe custou o Iowa. Além disso há uma indústria importante em termos de emprego no Indiana. Quando McCain faz um comentário destes, arrisca-se a apanhar um susto nas próximas sondagens nesse estado. Ademais, o prolongar do debate da economia, com o chumbo do bail out não o favorece em nada (e em pura honestidade intelectual eu sou contra o bail out, por razões que expus a semana passada no J. Negócios).
    Em síntese, eu concordo com a sua leitura dos números. Não sei se o Nuno joga xadres e conhece o que são simultâneas (não tome como insulto: no Porto somos poucos a jogar Xadrez de competição). Em todo o caso, McCain está a jogar simultâneas e tem posições defensivas em quase todos os tabuleiros. É natural que acabe por perder em algum, não lhe parece?

    Um abraço,
    Carlos Santos

  2. Eu gostaria de ver a Flórida decidindo esta parada.Al Gore já mostrou que isso é possível.

  3. Caro Carlos,

    A dinâmica da corrida é simples: Ou Mccain inverte os números, ou então, arrisca-se a perder por uma margem bem maior que um ou dois estados. Ele está a jogar à defesa, e se há duas semanas, quando estava em alta, parecia que poderia competir no WI, MI. MN e PA, neste momento esse cenário parece inverosímil. Portanto, concordo que neste cenário, é perfeitamente possível cair, não um, mas vários estados. Arrisco-me a dizer que Obama pode ganhar com mais de 300 votos eleitorais. As próximas duas semanas são fundamentais. Se forem idênticas às duas ultimas, temos vencedor.

  4. “se ele está em empate técnico no Colorado”

    Só mesmo na Fox News.Todas as outras sondagens dão vantagens de 4 a 9 pontos para Obama.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: