Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 3, 2008

90 Minutos de tédio…

Foto retirada do The Page

O debate não foi interessante. É importante que se diga isso. Nenhum dos candidatos foi espectacular. E as expectativas que este debate gerou foram claramente defraudadas. Quer pela ausência de gaffes, nem erros graves dos candidatos, mas também pelo tom do debate, que foi morno, enfadonho por vezes.

Sarah Palin não foi o descalabro que alguns vaticinavam, mas não foi propriamente brilhante. Joe Biden acabou o debate muito forte, e mostrou que poderia ter sido mais eficaz. Mas talvez ele soubesse que não precisava de golear. Não sei o que as sondagens vão dizer, bem como os restantes analistas. Se tivesse que atribuir uma vitória, não teria dúvidas de entregá-la a Biden. Mas sem brilhantismo nem distinção.

Mas, como na semana passada, o mais importante será a percepção dos eleitores. E apesar de Sarah Palin ter superado as (baixas) expectativas que nela estavam depositadas, acredito que Biden irá ser considerado também o vencedor: Primeiro porque esteve melhor. Mas, principalmente, porque a sua mensagem (economia, Iraque, saúde, etc) é mais atractiva para o público americano.

Este debate não terá mudado muito esta corrida. A única coisa que poderá fazer é impedir a queda abrupta do ticket republicano nas sondagens.

Mais logo irei escrever mais sobre este debate, já com as ideias de alguns  analistas americanos, bem com o veredicto das sondagens.


Responses

  1. Concordo contigo, Nuno. Vimos um não-debate. Ninguém quis correr riscos. Biden só precisava de não dizer disparates para que ficasse tudo na mesma. Palin precisava de não sair humilhada e por isso debitou dezenas de soundbytes, mesmo quando as perguntas eram sobre outros assuntos.

    No campo da discussão política, dou zero valores. Se quiseres, espreita o post-resumo que escrevi no meu blogue. Obrigado e um abraço!

  2. cnn national debate poll:

    Biden-51%
    Palin-36%

  3. A Barbie Parecia repassar frases de efeito decoradas..pelo amor de Deus! Bidem passou seriedade e sobriedade..a barbie quer conquistar o eleitorado com um conteúdo limitado e usando um pseudo carisma.Deus me livre de ver uma inexperiente destas na Vice Presidência..ocorrendo uma fatalidade com Mccain,imaginem o abacaxi pra descascarrrrr!

  4. As sondagens da CBS e da CNN bem como a análise do debate estão em (http://ovalordasideias.blogspot.com/2008/10/anlise-do-debate-biden-palin.html), em detalhe.
    Um abraço,
    Carlos

  5. Todos vcs tem razão! A Barbie sem teleprompt fica perdida, então nas inúmeras vezes que apelou para aquela papelada toda, ela simplesmente trocava as respostas. A mediadora perguntava sobre plano de saúde e a candidata falava assim. Pois bem, pois bem vamos falar de impostos… err… vamos falar de impostos.
    Meu Deus o que é isso.
    Mas por outro lado, que cara maravilhoso é esse Joe Biden. Além de responder com maestria sua história de vida é a mais linda entre os candidatos. Obama enxerga longe e sabia que a festa para Palin tinha vida de 2 semanas.

    Abraço a todos 5 x 0 pro Biden

  6. “todos a favor de biden” ,”o debate foi um saco” só por q os obamistas não viram palin levar o tombo q tanto queriam ver… ( “TODOS A FAVOR DO CANDIDADO QUE SE USA DA QUESTÃO RACIAL E DA FALSA PROMESSA DE MUDANÇA PRA SER ELEITO PRESIDENTE, QUE NÃO PASSA DE UM USURPADOR ,OPORTUNISTA, USANDO A CRISE AMERICANA PRA TIRAR PROVEITO POLITO”.) NO DIA 04 DE NOVEMBRO OS obamistas TERÃO UMA GRANDE SURPRESA …….. KKKKKKKKKKKK

    PALIN 100000000 X BIDEN 0

  7. cnn national debate poll:

    Biden-51%
    Palin-36%

    Abraço Gonçalo

  8. Caetano..se conforme..a barbie candidata perdeu e quem está dizendo são as pesquisas e não o adeptos de Obama..ontem mesmo,uma reportagem do maior canal televisivo do Brasil, foi até o Alaska descobrir certas facetas da maquiada..a pior: Ela faz parte de uma seita fundamentalista Cristã, que agora está defendendo a tese de que ela é a enviada de Deus para governar os E U A futuramente..era só o que faltavaaaa..outra senhora de uma organização independente disse que ela representa um perigo,pois está ligada a grupos conservadores perigosos.

  9. Biden 14 – Palin 0;
    update: Biden 22 – Palin 0
    http://campaignspot.nationalreview.com/post/?q=ZTVhMThlNjRkZGFlMmUwOWFkNDZkZjk0MzBiY2JiYmY=

  10. Estas duas são especiais porque dizem respeito a duas áreas nas quais Biden é suposto ser especialista: política externa e a constituição:
    http://hotair.com/archives/2008/10/03/mother-of-all-gaffes/
    http://hotair.com/archives/2008/10/03/biden-gaffe-vp-is-always-president-of-the-senate/


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: