Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 3, 2008

O Debate VP – Liveblogging

2h02 – Este é o debate entre Vice-presidentes mais importante da história da política americana. Irá ter uma audiência histórica. Se tivesse que apostar, diria que a vantagem de Biden é de 90%. Veremos quem ganhará o confronto. Como vimos na semana passada, nem sempre os analistas têm razão. A percepção dos eleitores é que conta.

2h06 – Joe Biden inicia o debate a falar de economia. Um tema que favorece o ticket democrata. Um discurso articulado, bem centrado na mensagem da sua candidatura. Palin começa a falar directamente para o público americano. Este tema não favorece os republicanos.

2h09 – Generalidades. Isso é o que interessa a Sarah Palin. Enquanto o debate centrar-se em assuntos sem profundidade, ela safa-se. O seu discurso parece entrar bem nas pessoas comuns.

2h11 – Este é um debate diferente. Os candidatos estão a actuar em nome de outro político. Portanto, quer Biden, quer Palin, falam constantemente nos seus running mates. Se fosse sobre “eu fiz”, “eu penso”, aí Palin teria muitos problemas. Mas ainda estamos no inicio.

2h15 – Biden tem origens humildes. Estas eleições são sobre o americano comum. E isso favorece-o na forma como comunica. Agora Biden puxa do seu conhecimento, e lança “farpas” a Palin. O tom não podia continuar tão moderado. Biden ataca bem. E Palin simplesmente não responde às criticas e fala do seu currículo de Mayor.

2h18 – Este ticket democrata está a safar-se bem na questão dos impostos. E isso nem sempre acontece. Os republicanos não têm conseguido ganhar pontos. Palin lança a primeira critica directa a Biden, sobre a sua famosa frase sobre impostos, quando defendeu que pagar impostos elevados é patriótico.

2h23 – Palin está ao ataque. Isso nota-se na agressividade que tem enfrentado Biden. Será que está adoptar a estratégia: “melhor defesa é o ataque”?

2h26 – Biden defende o currículo de Obama. Mas Palin não faz o mesmo sobre Mccain, pelo menos de forma substancial. Será desconhecimento? Mas, até ao momento, a estratégia da candidata republicana tem resultado. Nem sempre responde directamente às perguntas, mas isso era uma coisa que Biden já estaria avisado.

2h28 – O primeiro terço do debate tem sido ocupado sobre economia. O tema favorece os democratas, mas não há diferenças entre os dois candidatos. Poucos momentos de interesse até ao momento.

2h32 – Esta questão energética é favorável aos republicanos (quem diria). Palin fala com convicção sobre este tema, e a defesa da exploração dos recursos americanos cai bem no público americano. Mas esta questão das alterações climáticas não lhe é favorável. Ela nem sempre acreditou na acção do homem, no aquecimento global, como uma minoria de cientistas. A maioria do publico acredita no inverso. E isso favorece a posição democrata.

2h35 – Os democratas são os campeões da luta contra as alterações climáticas. Apesar de Mccain divergir da maioria dos republicanos, este é um tema que favorece Obama. E Biden ofereceu uma boa explicação.

2h39 – Temas sociais. Homossexualidade. Palin diz que é tolerante e que tem amigos que discordam dela, dando a entender que tem amigos gays. Mas não responde directamente à pergunta. Fala antes do casamento, e obriga Biden a dizer que também não aceita casamentos homossexuais. Uma questão irrelevante. Venha a política externa.

2h42 – Palin refere o sucesso da “surge“. Não há novidade. Defende o playbook republicano nestas eleições. Agora é que vamos ver se os assessores republicanos fizeram um bom trabalho esta semana.

2h43 – Um pequeno pormenor: Palin levou “copianço”? Quer dizer, acredito que todos os candidatos levam apontamentos, mas Palin parece estar a ler por vezes. Provavelmente será apenas um aspecto insignificante.

2h49 – Biden direcciona a guerra contra o terrorismo para o Afeganistão. Segue a mesma estratégia de Obama. Palin repete os argumentos republicanos nesta campanha, mas não mostra convicção ao falar destes temas. Aproveita a deixa do Irão para criticar Obama sobre a sua disposição em encontrar-se sem pré-condições com ditadores inimigos. O calcanhar de Aquiles de Obama em política externa.

2h53 – Biden “ataca” Mccain na sua recusa em encontrar-se com Zapatero (sempre bom lembrar esta gaffe). Palin a falar de Israel, reafirmando a defesa da solução de dois estados separados, defendendo a política da Administração Bush sobre o Médio Oriente. Biden também é um amigo de Israel. Todos os políticos nos Estados Unidos o são. Mas Biden defende a utilização de tropas da Nato no Líbano? Terei percebido bem?

2h54 – Palin terá tido um dos bons momentos desta noite, na resposta sobre a Administração Bush na questão da política em relação a Israel. Mas não é bom para os republicanos discutir os sucessos/insucessos de Bush. Já sabemos o quão popular é o actual presidente dos EUA.

2h58 – Estratégia Palin: responde pouco ao que lhe perguntam, fala de temas que lhe favorecem e critica de Biden e Obama.

3h01 – Uma hora de debate. Nada de novo. Depois das expectativas, não há nada a acrescentar. Palin não se espalhou, mas também não tem tido brilho. Biden poderá ser a maior desilusão até ao momento, pois está a ter uma prestação razoável. Esperava mais, até pelo que lhe vi fazer nas primárias. Mas hoje ele também sabe que não precisa de arriscar.

3h04 – Palin tenta ligar Biden a Kerry e aos seus famosos flip-flops. Afinal ele votou a favor da guerra, mas depois mudou de posição. Sempre ao ataque.

3h06 – Biden relaciona Mcain a Dick Cheney. Eficaz. Palin passa à frente, e refere que Mccain sabe ganhar uma guerra. Soundbytes.

3h09 – Biden finalmente começa a falar com convicção. Uma boa resposta sobre as diferenças entre Obama e Biden.

3h11 – “There you go again”? Essa tem direitos de autor!

3h14 – A condução do debate está a deixar um pouco a desejar. Ainda faltam vinte minutos para o fim, e parece que já não há mais nada para falar. Mas isso pode ser prejudical para Palin. Ela já terá dito tudo o que andou a “estudar” esta semana. Agora terá que improvisar.

3h18 – Biden ataca Cheney. Um tema popular. Admira-me como o seu nome tem surgido pouco nesta campanha eleitoral. A critica ao poder executivo do VP também quer dizer que Biden irá ter um papel menor numa Administração Obama. Palin fala sempre na sua experiência de Mayor e Governadora. Percebe-se a intenção: comunicar com o americano comum. Mas será que está a conseguir isso esta noite?

3h21 – Biden nunca atacou directamente Palin. Esta noite foi sobretudo sobre o seu “amigo” John Mccain. Uma estratégia inteligente. Não poderá ser acusado de ser condescendente. E isso é importante neste debate. Nota-se que a sua prestação melhorou muito com o tempo. Esta resposta sobre o seu calcanhar de Aquiles parece-me uma das melhores da noite.

3h30 –  As últimas declarações de Sarah Palin não impressionaram. Mas Joe Biden também não esteve  muito melhor. Foram o espelho desta noite. Pouco interesse, e não ficarão na memória de ninguém.


Responses

  1. os homens não gostam muito dele… a crer pela CNN. e ela parece bastante nervosa..

  2. “os homens não gostam muito dele… a crer pela CNN.”
    e agora acontece o mesmo com as mulheres e Palin.

  3. Grande estratégia para Palin. Não responde a nenhuma pergunta. Limita-se a visitar os seus temas escolhidos. Isto não é um debate. É uma conferência.

  4. “Um pequeno pormenor: Palin levou “copianço”? Quer dizer, acredito que todos os candidatos levam apontamentos, mas Palin parece estar a ler por vezes. Provalmente será apenas um aspecto insignificante.”

    Estará antes a ler as notas que escreveu. Ou estou muito enganado ou uma das regras sagradas dos debates presidenciais é a proibição das cábulas.

  5. Até agora, tédio absoluto. Biden não quer arriscar (um empate serve perfeitamente). Palin parece uma daquelas alunas a debitar frases numa oral de direito. Não vejo aqui nenhum debate. Nenhuma clarificação. Se isto não melhorar, amanhã estará tudo na mesma. E os próximos debates terão menos espectadores…

  6. Palin está a ler! É claríssimo. Não faz sentido…

    Já agora: terei ouvido a Palin dizer que o Irão não tem sequer direito a energia nuclear pacífica? Que direito têm os EUA de o impedir? A tirada de Biden sobre a NATO no Líbano foi esquisita.

  7. “Palin está a ler! É claríssimo. Não faz sentido…”

    Repito: ou estou muito enganado ou é proibido levar cábulas. Apenas anotações feitas no debate pelo candidato com o papel e a caneta são permitidas.

    Posto isso, Biden tem mostrado mais confortável na política externa.

  8. Pois.. Ela está a ler. Não sei se é proibido usar, mas parece mesmo que está a ler.

  9. O piscar de olho da Palin fascina-me.

  10. tem razão, nuno gouveia. mas ler notas que se escrevem durante o debate é muito diferente de levar cábulas…
    e quase sempre que ele está a falar, a imagem mostra que ela escreve..

  11. Sem dúvida Isso é verdade.. Tenho estado mais a ouvir do que olhar para a televisão. E isso prejudica a minha visão na totalidade do debate.

  12. Miss Palin is bad.

  13. acabou.
    fraquinho…

  14. mas de salutar o tema familiar discursado por Biden…e de aplaudir o argumento de união entre democratas e republicanos por Palin.

    Nada de novo.
    Republicanos não recuperam nada.

  15. 3-2 a favor de Biden.
    É pena porque assim estas eleições vão perder o interesse.
    Queria ver “a coisa” renhida até ao dia 4 de Novembro.

  16. creio q Obama tem a vitória nas mãos.
    se no dia 4 vai deixar escapar? nao creio!
    a n ser q Mccain desencante alguma jogada muito suja…alimentando terror nos estúpidos e manipulados americanos.

    De salutar o ambiente de seriedade dos dois candidatos.

  17. cnn atribui vitoria a Biden.
    era de esperar.

  18. se Obama fosse branco teria uma vantagem superior a 15%, segundo um cronista americano, John Cash.

  19. As piscadelas de Sarah em uma casa noturna me deixariam estimulado, mas na TV me causam risos.

    Abraço

  20. “As piscadelas de Sarah em uma casa noturna me deixariam estimulado, mas na TV me causam risos.”

    acho que os risos de quem frequenta casas nocturnas não são propriamente o parâmetro de avaliação do que é ridículo…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: