Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 3, 2008

Reacções ao debate

A análise política nem sempre gera consensos. Mas ao ler os comentários sobre o debate da noite passada, verifico que existe quase uma unanimidade em seu redor. Certamente os partidários de Obama ou Mccain irão clamar grandes vitórias para o seu lado, como aliás quase sempre acontece. Mas o confronto da noite passada, que não me agradou particularmente, e talvez pela monotonia que se fez sentir em St. Louis, teve o desfecho que já tinha vaticinado logo após o final do debate. Biden ganhou, e essa foi também a percepção dos eleitores, conforme se observa pelas sondagens.

Sarah Palin ultrapassou as expectativas, esteve num nível aceitável, demonstrando que, apesar do desconhecimento de muitos dossiers, é uma política eficaz. Tivesse mais meses de política nacional, e talvez tivesse capacidade para competir a outro nível. Não cometeu gaffes nem teve momentos embaraçosos, como em entrevistas recentes. Em certos momentos conseguiu mesmo estar melhor que Biden, o que diz alguma coisa das suas capacidades políticas. Não teve a prestação fabulosa que seria necessária para mudar alguma coisa nesta campanha. Mas terá servido para acalmar a base republicana, que estava a desmotivar-se. E mais do que isso, terá servido para “apagar” a má imagem deixada nas últimas semanas, devolvendo o protagonismo da candidatura a Mccain. E se o GOP quiser manter a Casa Branca, terá de ser através de John Mccain e das suas prestações. A “bola” está agora do seu lado, na próxima terça-feira.

Pensava-se que Joe Biden esmagaria Palin. Mas isso não aconteceu. Venceu o debate, puxou dos galões de 36 anos na política nacional, mas não foi brilhante. Foi regular. Mas isso chegou-lhe para sair vencedor, e isso era o mais importante. Se olharmos para a história, verificamos que é mesmo isso que se espera de um candidato a Vice-presidente. Biden não irá acrescentar muitos votos a Obama. Mas tenho dúvidas que retire um só voto. E isso já é positivo, porque a força do ticket reside em Obama. O debate entre Veeps manteve o rumo desta corrida. E era isso que os democratas necessitavam, pois estão a ganhar.


Responses

  1. […] Gouveia, who has been keeping an special blog for the American elections and following it close says the following: Pensava-se que Joe Biden esmagaria Palin. Mas isso não aconteceu. Venceu o debate, […]


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: