Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 6, 2008

RNC “fiscaliza” Obama

Como referi no post anterior, o GOP não vai perdoar nada à campanha de Obama nos próximos 30 dias. Veremos se os democratas vão responder no mesmo tom, mas parece-me crucial retorquir à letra a estes ataques.

Barack Obama já angariou mais de 450 milhões de dólares, sendo de longe o angariador de fundos mais eficaz da história da política norte-americana. Mas o Republican National Committee não parece acreditar na generosidade dos apoiantes de Obama, e efectuou uma queixa formal à Federal Election Comission, entidade responsável pela regulação das finanças das campanhas políticas. Esta acusação surge na sequência de uma história reportada na Newsweek.

O RNC acredita que Barack Obama não tem cumprido a lei em dois pontos: primeiro, tem aceitado dinheiro depois do limite máximo permitido por lei a cada cidadão, que é de 2300 dólares; e que tem recebido dinheiro de cidadãos estrangeiros, pois os candidatos são proibidos de aceitar contribuições de cidadãos estrangeiros, mesmo de imigrantes que vivem nos Estados Unidos.

Este caso será um fait-diver, e apenas se houvesse um grave incumprimento da lei é que poderia tornar-se preocupante para Obama. O que parece é que o GOP está a tentar agarrar-se ao que pode, o que nesta altura não é muito.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: