Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 7, 2008

Mccain agressivo

Hoje John Mccain e Barack Obama vão defrontar-se num debate em formato de Townhall Meeting. Apesar do candidato republicano sentir-se muito bem neste modelo de discussão, as perspectivas não são as melhores, como bem se pode observar no post anterior.

E por isso é que a campanha republicana tem subido o nível de agressividade nos últimos dias. Depois de Sarah Palin abordar as relações pessoais de Obama com um terrorista dos anos 70, hoje foi Mccain que levantou questões sobre o carácter de Obama.

O dia foi marcado pelo ataque mais duro nesta campanha contra o Senador do Illinois. “Não preciso de lições sobre dizer a verdade ao povo Americano. E quando precisar de melhorar alguma coisa nesse aspecto, provavelmente nunca procuraria conselho num político de Chicago”, disse Mccain num comício em Albuquerque, Novo México. Acrescentou ainda mais dúvidas sobre o carácter de Obama, dizendo que “a irritação do meu oponente sempre que é questionado o seu passado deve preocupar-nos. Para alguém que já escreve dois livros de memórias, não é exactamente um livro aberto e é como se as regras normais de escrutínio público um candidato não se aplicasse a ele”, pronunciou Mccain, numa tentativa óbvia de retirar a economia do topo da agenda mediática.

Repare-se nesta frase de Mccain, que explica a dúvida que ele deseja lançar no eleitorado americano: “Toda a gente quer saber: O que é que este homem já alcançou no Governo? O que é que ele planeia para a América? Resumindo: Quem é o verdadeiro Barack Obama?” Desde que a crise de Wall Street tomou de assalto as primeiras páginas dos jornais que nunca mais os republicanos foram capazes de dominar a agenda. Estes ataques, a que devem suceder-se outros,  para tentar relançar a discussão pública sobre as capacidades de liderança de Obama.

De qualquer forma, a narrativa desta campanha, como já defendi, dificilmente irá mudar se não surgirem factos novos. O ressuscitar de polémicas antigas não chega. Como disse o João André num comentário há alguns dias, o facto de Obama ter vencido as primárias, ultrapassando algumas polémicas, tornou-o mais forte para estas eleições. E será necessário uma Surpresa de Outubro muito forte para o derrubar.


Responses

  1. Obrigado pela referência Nuno.

    Quanto a este assunto, e a tão pouco tempo das eleições, Obama tem que fazer uma coisa muito simples: stay on the message! Pode deixar o atirar de lama para os assessores e grupos democratas, mas ele tem que se manter simplesmente na mensagem. Se ignorar estes ataques e os considerar como insignificantes, será isso que eles se tornarão (com a agravante para McCain de darem uma má imagem dele).

    A única coisa que vejo, neste momento, a salvar McCain (além de um enorme escândalo a envolver Obama) é a possibilidade de mentira em sondagens, com muitas pessoas a recusarem-se, já junto à urna, a colocarem o seu voto num negro (que nem o é, ele é mestiço). Fora isso, já não vejo muito que possa suceder para evitar uma derrota histórica para os republicanos.

  2. Só lembrar que uma das criticas que os democratas mais fizeram a John Kerry pós-eleições de 2004, foi este não ter respondido à letra aos ataques dos republicanos.

  3. “A única coisa que vejo, neste momento, a salvar McCain (além de um enorme escândalo a envolver Obama) é a possibilidade de mentira em sondagens, com muitas pessoas a recusarem-se, já junto à urna, a colocarem o seu voto num negro (que nem o é, ele é mestiço). Fora isso, já não vejo muito que possa suceder para evitar uma derrota histórica para os republicanos.”

    Pois.. Acrescentaria talvez, uma grande crise internacional, como um grande atentado terrorista….

    Não estou a ver grandes alternativas a Mccain. E a economia vai manter-se no topo da agenda mediática…

    Caro Filipe,

    Parece-me que John Kerry nunca conseguiu ser eficaz nas suas repostas a W. Bush. Talvez Obama o consiga.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: