Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 13, 2008

Obama e Mccain investem o mesmo em anúncios negativos, mas…

Se não consegues aumentar a tua popularidade, diminui a do teu adversário. Este é um lema seguido à risca pelos consultores políticos americanos. A CNN noticiou hoje que ambos os candidatos estão a investir largas somas de dinheiro em anúncios negativos. Com o aproximar da data das eleições, é provável que o tom negativo aumente ainda mais.

Esta semana saiu um estudo da Universidade do Wisconsin, que afirmou que os anúncios de Mccain, nos últimos sete dias, eram quase 100% negativos, enquanto em Barack Obama essa percentagem atingia apenas os 34%. Mas, como o investimento publicitário de Obama tem sido muito superior a Mccain, ele está a investir quase o mesmo valor em anúncios negativos, sendo que o resto é gasto em publicidade positiva para a sua campanha.

Esse estudo afirma que Mccain desembolsou cerca de 9.2 milhões de dólares, e Obama 21,5 milhões. Segundo a CNN, Obama gastou quase metade desse valor a combater Mccain, enquanto o candidato republicano investiu todo o seu dinheiro para atacar seu adversário.

Isto é muito importante para Obama. Em primeiro lugar, não deixa de responder ao tom negativo dos republicanos, retribuindo na mesma moeda. Mas, como tem muitos mais fundos para gastar, ainda consegue manter uma campanha positiva em antena. Na política norte-americana, o dinheiro é muito importante, e ao contrário dos dois anteriores ciclos eleitorais, desta vez são os democratas que têm os bolsos mais fundos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: