Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 15, 2008

Sondagens (PA, OH, MN, CO, MI, WI, FL, VA, MO, NC)

A cor dominante não deixa margem para dúvidas de quem vai à frente. No fim de semana farei um actualização do actual mapa eleitoral, mediante as sondagens. Mas nem vale a pena comentar. Mccain está numa situação desesperante.


Responses

  1. O Nuno sabe que eu tenho sempre apelado a alguma prudência na análise dos dados eleitorais, mas mesmo esse meu desejo de ser ponderado esbarra com uma ideia algo óbvia: só um milagre eleitoral pode salvar McCain.

    Este quadro e outras sondagens das últimas semanas são demasiado negras. A Florida é por estes dias autêntico “tipping point state”. Se McCain perder aí, nem vale a pena continuar a somar. E todas as sondagens indicam que Obama vai na frente.

    O caso da Pensilvânia é quase surreal, pois é o Estado onde McCain mais investiu e que mais visitou e todavia está do lado de Obama por dois dígitos. E não há campanha que resista à necessidade de defender Virgínia, Carolina do Norte, Missouri, Indiana, Colorado, Iowa e Novo México.

    Três ressalvas, contudo: falta um debate; faltam três semanas; e a proximidade em alguns “battleground states” (Ohio, Colorado e Virgínia, por exemplo) torna possível uma recuperação “geral” de McCain caso ocorra um mega-evento político (internacional ou um escândalo interno, por exemplo).

    Abraço a todos!

  2. Caro José Gomes André,

    100% de acordo com o seu post. Resume na perfeição a situação actual da corrida eleitoral.

  3. Não sabia que no português original existia o termo “desesperante”..aqui no Brasil a gente usa “situação desesperadora”..mais uma pra cartilha.

  4. sim..e sobre as sondagens..dá-lhe criptonita na testa do Superman ufanista!

  5. Emocionalmente quero que Obama vença.

    Talvez por isso não acredito neste avanço. Algo irá acontecer durante estas três semanas que leve os Americanos a inflectirem este cenário. Penso que, mais não seja inconscientemente, o povo americano (ou qualquer outro) não está assim tão preparado para um não branco na Casa Branca, pelo que se irá agarrar a qualquer novidade negativa para Obama, nem que seja um mau debate, com uma gafe…

    Era eu que previa uma vitória folgada de McCain…com base no facto de Obama representar as elites liberais, ser cosmopolita, ter dúvidas, ser negro, ou seja, estar nos antípodas dos votantes que dão vitórias no Ohio, Pensilvânia, etc…

  6. Hillary descarta concorrer novamente a presidência:

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u456120.shtml

  7. Aposto dinheiro que Hillary bléfa, e torce para um desastre de Obama.

    Abraço à todos!

  8. Na verdade Rogério acho que ela disse isso por que realmente não pretende, não porque não quer, mas por que já viu que Obama venceu essa disputa com McCain, isso é um fato.Em 2012 Obama já será um candidato natural a reeleição e em 2016 ela estará beirando os 70 anos e isso pesa… ela na verdade foi obrigada a desistir… não haverá mais tempo.
    um abraço

  9. Concordo com você Marcelo!

  10. concordo com o marcelo hillary só falou que viu que Obama já está com os dois pés na casa branca


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: