Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 16, 2008

Resultados do inquérito

Surpreendentemente, até para mim que concordo com o seu resultado, a maioria dos quase 300 leitores que votaram no inquérito consideraram que foi John Mccain quem venceu o debate. Essa é a opinião de 50%, contra 32% que considerou que foi Barack Obama que esteve melhor. Para 19%, o resultado terá sido um empate. Resta dizer que o resultado desta brincadeira será enviado para os pollsters americanos analisarem.


Responses

  1. Analisarem o quê? Não vi o debate nem imagino quem tenha ganhado mas é óbvio que V. tem um público enviesado. Lá nos EUA, onde a coisa se decide, publicaram-se, dados tendo em conta as inclinações pessoais dos eleitores. Isso foi tido em conta na sua sondagem? Não brinque às polls, se não tem ferramentas para controlar a validade dos votantes do inquérito. Que garantias tem de que a votação é significativa e equilibrada em termos de votantes? Arrisco-me a dizer que a maioria dos seus frequentadores será tendencialmente pró-McCain.

  2. esse nm não frequenta o blog mesmo, pq se não conheceria Rogerio e Rômulo… eles não são pró-mccain

  3. Gente vamos analisar as coisas mais firamente, é a apenas um enquete, como Nuno falou uma brincadeira, eu torço por Obama, se eu estivesse nos Eua votaria nele, mas não sou fanatico com obama, hj eu vi até insultaram o Nuno só porque falou algo contra obama, as coisas não são bem assim, posso não gostar de McCain, mas endeusar Obama e repelir qualquer coisa que não seja elogio a ele, é ignorância…

  4. Caro NM,

    A sua reacção é claramente desproporcionada… Este foi um inquérito colocado após o debate de ontem. Uma brincadeira, como eu próprio o afirmei. Qual público enviesado? Apenas porque não votou Obama neste debate?

    As pessoas que lêem e comentam neste blogue são portugueses, brasileiros, mas também , caboverdianos, moçambicanos e angolanos, facto que muito me orgulha. Como a Maria disse, e não é só o Rómulo e o Rogério, a maior parte dos leitores deste blogue são claramente pró-Obama, não que isso justifique alguma coisa. Porque para mim tem o mesmo valor um comentário pró Obama ou pró Mccain. Cada um é como é….

    Repito. Isto não era sondagem nenhuma, como a maioria das pessoas compreenderá. Até porque duvido que tenha algum eleitor que vá votar nos EUA. Era um inquérito aos leitores do blogue, sobre o debate. O único controlo que tive foi a possibilidade de bloquear a dupla votação por cookies. Nada mais. Aconselho-o a ler o meu post, e irá analise se a sua reacção não foi desproporcionada.

    Cumprimentos,

  5. Sr. NM
    Tenha vergonha! Vê-se mesmo que veio aqui cair por acaso e não faz a mínima ideia do trabalho sério e completamente parcial do Dr Nuno Gouveia.

  6. Nem vale a pena o Nuno ligar a este tipo de comentários. Nunca percebi estes fanatismos, até parece que ganham algo com isso. Enfim..

    A votação, a meu ver, é bastante interessante. Muitos frequentadores do blog que são pró-Obama (como eu) acharam que McCain esteve vencedor neste debate, o que se compreende, sendo ele o interessado em atacar. Isto não quer dizer que Obama tenha perdido, ele apenas precisava de controlar o debate, o que fez com muita serenidade e confiança.

    Esta eleição já não foge a Obama, não tenho a menor dúvida. E mesmo com os cenários já avançados não acredito na sua não eleição.

  7. Eu sou obamista,mas votei no empate.

  8. Outro detalhe: Superman até defendeu isenções para o etanol que fabricamos aqui no Brasil,mas eu não penso só no meu País..eu penso em livrar o planeta desta praga conservadora armamentista.

  9. Eu, por acaso, gosto do Obama, é uma personalidade carismática e muito interessante para analisar na história, seja lá o que ele conseguir no dia 4, ou mais importante daqui a 4 ou 8 anos. E apesar de ter visto a sondagem, não tinha visto o debate, como tal não me pronunciei. Consegui ver o debate apenas ontem ao fim do dia. A sondagem já não estava disponivel, mas eu teria votado num empate ou numa pequena vitória do Mccain. Se pensarmos nos primeiros 20 minutos, que são normalmente indicadores da percepção de como o resto do debate poderá vir a se desenrolar, o Mccain foi claramente superior. Mas nos temas que realmente importam, neste momento de dificuldades, o Obama conseguiu passar uma melhor mensagem no final.

  10. Pelo menos a gente sabe a tendência do Blog que sempre notei uma tendência pró Bush, mas isso em nada deprecia sua índole pois aqui existe um debate democrático. Talvez fosse mais chato um fórum que tende aos Democratas.
    Sou Obamista.

    Abraço forte à todos!

  11. Manifestamente não acho resposta nenhuma desproporcionada, tirando a de quem me manda ter vergonha, de ser fanático, de quem me diz que não frequento a casa ou que devia debandar dela. Bom conceito da democracia, até quando não dei absolutamente nenhuma indicação da minha eventual tendência de voto. Cinjam-se aos factos e ao que está escrito e não ao que tresleram. Há demasiadas conclusões precipitadas e falta de rigor mas também é para onde durmo melhor.

    Também não disse em lado nenhum que o blogue é mau ou que não faz um trabalho sério.

    Lembrei sim alguns cuidados técnicos que devem ser tidos numa sondagem. Propósitos didáticos, antes. Mesmo que propositadamente, manifestamente esses cuidados aqui não tenham sido tidos em conta. Basta não ter nenhuma identificação dos votantes (de forma a corrigir) para que a coisa saia naturalmente enviesada.

    Mesmo que feita como brincadeira, a publicação de uma sondagem nunca é um acto inocente e considero mesmo que até devia ser proibida em democracia (sei que vão chover os ataques com esta frase, mas não me refiro obviamente a este tipo de sondagem).

    Referir que se vai mandar o resultado da “brincadeira” aos pollsters até pode ser uma ironia e nem pensar em fazê-lo. Mas caso seja uma decisão verdadeira também se arrisca, embora duvide, a inquinar itendências cientificamente apuradas. Nesse eventual envio irá alguma nota sobre os processos de feitura? Então para quê enviar.

  12. NM ñ sei quem é vc. Nem quero tomar suas dores, mas o comportamento agressivo frente a sua pessoa é consequência de um problema que estende desde o palanque do MacCain. Seus corriligionários são péssimamente inspirados por suas referencia. O fórum é o melhor que conheço, mas definitivamente é lamentável como certaz pessoas levam para o lado moral pessoal daqueles que divergem veementemente.

    Respeito é mais importante do que o ar que respiramos!

    Abraço forte à todos!
    Obs. NM sugiro que tire sua abreviação, a casa é do Nuno mas acho que ele ñ se importaria de dar boas vindas. Vc. por acaso já esteve no Texas?

  13. Nuno fez uma autodefesa perfeita. O assunto já estava até concluído, então não ofusquem o brilho de sua resposta. Parecemos até o mediador tomando partido de um dos candidatos em pleno debate ao vivo. Tem hora que a gente precisa ficar na arquibancada vendo os gladiadores decidindo a contenda e pronto. Sejamos maduros.

  14. O resultado do inquérito – que não uma sondagem – é natural tendo em conta a expectativa que as pessoas tinham do MacCain para este último debate. Esteve melhor, mas longe de ganhar. Foi muitas vezes agressivo demais e nunca conseguiu, sequer, tirar o bom humor e a postura presidenciável do Obama.

    A propósito, vi hoje na SIC Noticias, uma reportagem de uma iniciativa (que não sei qual é, liguei o canal já com a noticia a meio), onde estavam os dois candidatos e onde os dois fizeram intervenções. O Obama esteve, mais uma vez brilhante. O Nuno sabe de que se tratou? Os dois estavam vestidos de gala.

    Abraço fraterno

  15. Caro João Branco,

    Essa iniciativa foi do jantar anual Al Smith, em Nova Iorque. Ainda não tive a oportunidade de ver, apesar de já terem referenciado aqui em links pelo Fernando Vaz:

    https://politica2008.wordpress.com/2008/10/17/barack-obama-for-president/

    Sobre o resultado do inquérito. Mais uma vez repito; Era apenas um “Inquérito” e não sondagem nenhuma aos leitores deste blogue. Os seus resultados podem ser consultados à medida que as pessoas votam. Não percebo quais os cuidados que deveria ter com isto. Quem lê blogues, sabe perfeitamente que isto é normal..

    Os seus resultados até podem ter sido influenciados pelo que escrevi sobre o debate. Admito isso. Mas também é verdade que a maioria dos analistas (não todos) americanos, e os que realmente contam, os eleitores, consideraram que foi Obama quem venceu. Não percebo a polémica sobre um simples inquérito, idêntico aos que normalmente circulam por blogues. Eu próprio já tinha conduzido três inquéritos (VP Dem, VP REP e candidato preferido).

    Por fim, a nota de envio do inquérito a pollsters americanos é obviamente brincadeira. Acha que alguém ligaria alguma coisa a um inquérito de um blogue português?

    De resto, seja bem-vindo ao blogue. Aqui tolera-se tudo. Menos insultos pessoais.

    Abraço


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: