Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 16, 2008

Ligeira vitória de Mccain?

Imagem retirada do The Page

A minha visão é que Mccain ganhou este debate. Foi o seu melhor debate e conseguiu inverter a tendência dos confrontos anteriores. Mas tenho algumas dúvidas que seja suficiente para inverter a orientação desta campanha. Primeiro, porque não foi uma vitória avassaladora, antes pelo contrário. E a vantagem de Obama já é enorme, e esta prestação de Mccain poderá não chegar.

Mas John Mccain conseguiu pela primeira vez ser eficaz na transmissão da sua mensagem, e foi específico nas suas propostas. Obama não esteve mal. Limitou-se a jogar na defensiva e a não cometeu gaffes. Ele vai à frente e sabe que não precisa de arriscar. Pode não ter mostrado a consistência e clareza habitual no seu discurso, mas não esteve desastroso. E isso deve chegar.

A frase da noite é do candidato republicano: “Eu não sou Bush. Se quisesse confrontar Bush deveria ter-se candidatado há quatro anos”. Aliás, diria que foi o melhor momento destes quatro debates. A grande questão, e o mais relevante, é o que os americanos vão pensar desta noite. Mesmo os eleitores tenham preferido Mccain, e acredito que isso possa acontecer, o estado da corrida eleitoral deverá manter o seu rumo.

Sobre o debate, de referir que foi o melhor dos quatro. O moderador ajudou, mas os candidatos também contribuíram, ao tentar esclarecer os eleitores indecisos. Durante o dia de hoje farei uma análise mais estruturada deste debate, já com o conhecimento da percepção que os eleitores tiveram do debate. E isso, muito mais que a opinião dos analistas, é o que interessa.


Responses

  1. os americanos estão muitissimo preocupados com o seu dinheiro, trabalho e vida por isso n creio q a tal deixa de Mcain tenha grande efeito.

    sim foi o melhor debate de todos.
    mcain a ser especifico nas suas propostas (pela 1ª vez) e Obama defensivo.
    Saude, problemas sociais e educação ganha Obama. Mcain o resto. Foi melhor de Mcain mas insuficiente para vistosa vitória.
    Empate assenta bem!

  2. Se Mccain tivesse tido esta perfomance no 1º debate talvez neste momento a situacao fosse diferente…acredito que Obama vai descer nas sondagens após este debate…mas nao o suficente para o candidato republicano passar à frente.O favorito continua a ser Obama.

  3. Primeira meia-hora boa para McCain, a obrigar Obama a jogar na defensiva. Depois, a sua contínua agressividade começou a parecer mal.

    McCain mostrou-se zangado, irritado. E a linguagem corporal conta e penaliza McCain perante Obama, sempre igual na sua postura. Mulheres mais para Obama. Homens mais para McCain.

    Óptima resposta de Obama na questão aborto – e a maioria dos indecisos, não esquecer, são pro-choice.

    E ainda houve aquele eye-rolling do McCain. A melhor resposta de McCain em 3 debates veio hoje: “I’m not president Bush”, custa-me a entender como se demora três debates para usar esta frase.

    Diria empate técnico naquele que para mim foi o menos conseguido dos 3 debates de Obama. Mas Obama sai incólume. Um empate técnico nestas circunstâncias só o favorece.

  4. CNN:
    58 para Obama
    31 para McCain

    surpreende-me. mas demonstra como a corrida está nesta altura.

  5. O formato de debate e o moderador ajudaram muito a melhorar a qualidade do debate.

    Foi possivel ver confronto de ideias, respostas como essa tirada brilhante referida pelo Nuno e perceber claramente quem está mais confortável neste momento.

    Fez-me lembrar aqueles jogos de futebol em que a equipa A está a vencer a B por 5-0 e a outra nos últimos minutos consegue marcar um golo. Foi o golo de honra de McCain, mas a vitória já está mais que conquistada.

  6. CBS/Knowledge Network: Obama Won
    The full results:

    53% said Obama won; 22% said John McCain won.

    500 voters watched on TV and answered questions online.

    28% of the uncommitted sample said they committed to Obama; 14% to McCain.

  7. Concordo com o que disse John King hoje. Vamos ver o que os independentes pensam deste debate. A maior parte da audiência, e que fez parte destas sondagens, foi democrata. Nos próximos dias teremos sinais se realmente Mccain conseguiu recuperar alguma coisa esta noite.

    Boa noite a todos e obrigado pelos sempre pertinentes comentários. Também enriquecem este blogue.

    Cumprimentos,

  8. por mais q tente descolar-se de Bush é deveras dificil a Mcain mostrar tal aos americanos e Obama aqui foi genial:
    “A culpa desta grande crise foi desta administração republicana!” – e tal argumento cola logo bush a mcain. (por mais q Mcain diga q n é Bush).

    Mcain esteve mais sereno, pouco ou nada presunçoso, simples e humilde falando de ideias especificas, e falando para o coração americano.

    Obama a mesma estrategia, calcando na questão da economia, falando da “mudança”, na esperança e confiança, sendo sempre realista e jogando sempre à defesa.

    este debate deveria ter sido o primeiro…assim haveria uma disputa fantastica.

    probabilidade de Mcain ganhar subiu, mas continua baixissima, na casa dos 15% (10 para 15).

    atenção, segundo me dizem amigos e colegas q vivem na america, alguns deles politicos e advogados, as sondagens n sao mt de fiar…ter mais atenção nos comentários e opinioes dos cronistas e espicialistas da politica.

  9. http://mediacurves.com/

    MediaCurves independents: Obama 60, McCain 30.

  10. Tchau Superman! Coloque o seu pijaminha e volte para o Senado!

  11. independents CNN:
    57 Obama
    31 McCain

  12. Escrevi um resumo-síntese no meu blogue, Nuno. Eu diria mais um empate. McCain perdeu-se nos ataques negativos, apesar de ter sido conciso, claro e acutilante na mensagem económica. Marcou pontos e foi o seu melhor debate.

    Mas Obama contrapôs muito bem com uma mensagem moderada e centrista, a apelar aos independentes. Terá ganho alguns votos nos indecisos… Já McCain parece-me mais interessado em manter a base Republicana. E isso não pode chegar neste momento…

    Esses resultados da CBS e da CNN são avassaladores. A amostra era maioritariamente Democrata? Bom, mas 30 pontos de diferença…

    Abraço e obrigado pela excelente cobertura, mais uma vez!

  13. A base da CBS eram independentes. E a media curves mostra isso mesmo: Obama a ganhar por 30 entre os independentes. Já nem falo da MSNBC.
    No blogue argumento de forma mais adequada na análise do debate, porque penso que Obama ganhou. McCain só se esteve no seu melhor 20 minutos.

  14. Como não vi o debate (onde moro o debate foi às 3 da manhã e eu tenho que me levantar às 6), agradeço ao Nuno estes esforços pelo Live-Debate-Blogging. Sempre serve para ir acompanhando o que se passa.

    Pelo que li, McCain teria ganho o debate. Como o que interessa são as percepções das pessoas, vamos a ver. É um caso semelhante a Palin no debate dos veeps (mas ao contrário). Palin precisava de demonstrar que não era um desastre absoluto e tê-lo-à conseguido. McCain precisava de uma gaffe de Obama e não a conseguiu. Creio que McCain precisava de arriscar mais, de colocar Obama a falar mais e tentar atacar-lhe as posições e enervá-lo. Da forma como as coisas estão, mais valia esse risco para tentar possíveis erros de Obama do que apenas ser melhor. Neste momento, ser melhor no debate não chega.

  15. Bom dia Nuno,

    Não acompanhei o debate, em directo, mas pelo que li, foi sem dúvida o melhor debate de todos.

    No que diz respeito ao vencedor, todas as projecções que vi dão a vitória a Obama. Espero durante o dia pelas suas leituras e outras projecções.

    No Washington Post, li alguns artigos interessantes. Todos eles são de opinião que Obama saiu vencedor.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.

  16. Bem, os americanos parecem ter uma opinião contrária à sua, sobre o presente debate. McCain jogou em desespero de causa. Às vezes chegou a ser patético, provocando risos de Obama que eram bem visíveis. A referência ao tema «central» da campanha republicana das relações «terroristas» de Obama, foi um tiro no pé.

    De referir que se este foi o melhor debate, teve como principal responsavel o moderador. Excelentes perguntas.

    Obama jogou na defesa e ganhou claramente o presente debate.

  17. Os partidários de ambos preferiram o seu candidato. Os independentes, os que realmente interessam, preferiram a prestação de Obama. No fundo, isso é fundamental deste debate. A minha visão do debate não tem relevância, obviamente.

    Obrigado a todos pelos simpáticos comentários.

  18. Meu Deus! Estou ficando louco, mas eu ouvi dizer que MacCain foi melhor?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Mcain tomou um viagra básico no início do debate,depois Obama colocou criptonita no cardápio e o Superman foi perdendo força,pois parecia um papagaio repetindo que Obama vai aumentar os impostos dos pobres..pura demagogia barata….eu considerei um debate sem vencedor e para Obama isso já terá sido suficiente.

  20. Eu vi a propaganda barata bem de nível brasileiro que a CNN fez com pseudo-repórteres que riam, debochavam de McCain, não houve imparcialidade, mas sim, muita parcialidade. A CNN é uma mídia esquerdista, quem não sabe isso, visite o site http://www.blogtalkradio/trueoutspeak ou http://www.blogtalkradio/olavo. E vocês entenderão tudo e conhecerão os crimes de lesa-pátria que Obama e o partido dele junto com operadores do narcotráfico e do terrorismo islâmico anti-cristão está a fazer.

    Também visite o site http://www.obamacrimes.com e vocês conhecerão o processo que corre contra Obama e que poderá ser julgado na Suprema Corte.

    Para mim há sim uma grande carta na manga e Obama não vai ganhar.

    A besta não vencerá!

    Obama não passa de um vagabundo, louco de ruindade que foi preparado para destruir a América de dentro para fora.

    Ele é da turma do Conselho Internacional de Nações que escondeu o Foro de São Paulo, a maior máfia de preparação política para narcotraficantes e terroristas após a Internacional Comunista. Isso só prova que os comunistas mentem que são contra o capital e à riqueza, são os donos do mundo que são os criadores do comunismo porque esse incita o povo odiar a Deus e adorar o Estado ao ponto de aceitar passar tudo que tem ao estado.

    Visitem o meu blog e conhecerão a grande revelação mal divulgada sobre toda a origem do comunismo e a Reprovação Divina dessa praga que alastra o mundo desde a formação dos illuminati.

    A Língua!
    http://www.alingua.blogspot.com

  21. As melhoras, língua!

  22. Nuno, fica aqui a melhor imagem de ontem:

    http://www.publico.clix.pt/imagens.aspx/245672?tp=UH&db=IMAGENS

    Cumprimentos, e continuação de bom blogging.

  23. Caro Manuel,

    Já a tinha visto. De facto extraordinária…

    Obrigado…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: