Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 20, 2008

Obama a caminho da Casa Branca?

Conforme disse na semana passada, Obama teria atingido o seu auge nas sondagens, sendo que esta semana assistimos a uma ligeira recuperação de Mccain. Mas nada disso coloca em causa a superioridade do candidato democrata.

O grande momento desta semana foi o último debate entre Barack Obama e John Mccain. O candidato republicano teve a melhor prestação dos três confrontos, mas isso não lhe terá servido de muito. A maior parte dos eleitores consideraram que foi o democrata que esteve melhor, e isso inverteu a ligeira tendência de subida que Mccain tinha tido nos dias que antecederam o debate.

Mas John Mccain ainda vive, e esta semana teve alguns bons momentos. A sua ida ao The Late Show with David Letterman correu bastante bem, sondagens em estados cruciais como o Missouri, Florida e Ohio mostraram que ainda é possível ganhar e Sarah Palin teve uma prestação aceitável no popular Saturday Nigh Live. Por fim, a utilização de “Joe the Plumber” no debate foi uma forma eficaz de comunicar com o americano comum. Apesar das polémicas, terá sido bem aceite pelos eleitores e pode contribuir para captar votos nos indeciso.

Claro que o vencedor da semana foi Barack Obama. Em primeiro lugar, venceu o ciclo dos debates de forma categórica. Se este tipo de confrontos não costuma ser decisivo nas campanhas eleitorais, este ano não fugiu à regra. Obama liderava antes do primeiro debate, e continua a faze-lo até com maior vantagem. E com menos dias de campanha, as suas possibilidades de vencer aumentaram. Por fim, nota para três acontecimentos deste fim-de-semana. Em primeiro lugar, o grande comício no Missouri, com mais de 100 mil pessoas. Depois o anúncio que durante o mês de Setembro angariou mais de 150 milhões de dólares. Por fim, o endorsement de Colin Powel. Se isto não é momentum

Mccain-Palin – 14 (A sua campanha tem-se portado bem. Conseguiu marcar alguns pontos, mas continua muito atrás de Obama. Se for derrotado, e quando se fizer a história desta campanha, não terá sido por esta semana que terá perdido as eleições)

Obama-Biden – 16 (Continua sem falhas. Uma campanha quase imaculada desde o inicio, em Janeiro de 2007. Se continuar assim até 4 de Novembro, será difícil retirar-lhe a Presidência.)


Responses

  1. Em termos de Comunicação esta campanha é exemplar e, sinceramente, deixa-me feliz. Aquilo a que se tem assistido, de uma forma geral (claro que haverá momentos-excepção) é à aparente vitória do conteúdo e da inteligência, sem ceder em demasia (por padrões norte-americanos) a ideias fáceis de absorver por um povo tendencialmente conservador (Rep e Dem). Não fossem as origens de ambos um reflexo da cisão Protestante do sec XIX. E mais extraordinário se torna, este fenómeno de levar a sério a inteligência e o bom-senso das pessoas, quanto este foi o país que recentemente elegeu (mais ou menos) e reelegeu o W.

    Do lado de McCain, a campanha não é errada por causa dos seus directores, como por vezes se tende a pensar, atribuindo-lhes um poder que raramente conseguem atingir. É uma questão de conteúdo. E o conteúdo McCain-Palin é muito oco, politiqueiro; pelo que os olhos viram-se todos para os anúncios, para o dinheiro do adversário, isto e aquilo. O problema é menosprezarem a inteligência dos eleitores. Seja qual for o resultado final.

  2. Ao contrário do que diz o Paulo, não considero que o Obama ganhe por uma campanha mais eficiente (que é) ou por uma mensagem mais clara (que não é).

    Ele ganha (e vai ganhar fora qualquer hecatombe) pela situação económica ter “estourado” nesta altura e pela fraca reacção dos Republicanos “aliada” a uma imagem (que me parece verdadeira) de falta de experiência por parte de McCain nos temas económicos.

    Em termos “económicos”, os Democratas são Keynesianos e os Republicanos liberais (entre Chicago e a Austria) e nesta altura do campeonato, estão a “enterrar” Friedman e Hayek e a “desenterrar” o Keynes…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: