Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 21, 2008

AFL-CIO ajuda Obama

A AFL-CIO (American Federation of Labor and Congress of Industrial Organizations), uma das maiores organizações sindicais americanas, vai colocar à disposição de Obama uma gigantesca operação de apoio ao “GOTV”*. Ao todo serão 250 mil voluntários que vão trabalhar em 20 estados no sentido de convencer ou “levar” a votar os filiados no sindicato, que são mais de 13 milhões a nível nacional.

Mais de 120 mil voluntários vão trabalhar no Michigan, Ohio e Pennsylvania, e 25 mil vão ser colocados em estados seguros para Obama, como Califórnia, Nova Iorque ou Illinois. A AFL-CIO tem ainda 4 mil pessoas que vão receber dinheiro a troco de trabalho a tempo inteiro até 4 de Novembro. A maioria dos membros do sindicato é eleitora democrata e apoiam Barack Obama. Esta operação pode demonstrar-se valiosa.

*O GOTV (Get out the vote), se quisermos traduzir em português, é o bom e velho caciquismo. Os partidos e candidatos montam gigantescas operações nos dias das eleições para levar o maior número de eleitores às urnas. Isto pode traduzir-se em fornecer boleia para as pessoas, ter voluntários para ficar com as crianças enquanto se vota, fazer chamadas para lista de apoiantes ou indecisos, bater de porta em porta, etc. Há uma imensidão de acções que são fundamentais nos dias de eleições. Karl Rove montou em 2004 um fantástico sistema de GOTV que, segundo os estudiosos dessas eleições, foi responsável pela vitória folgada de George W. Bush no voto popular. As indicações que temos deste ano apontam que é Barack Obama quem tem as ferramentas e os recursos necessários para ser mais eficaz no GOTV.


Responses

  1. PODER DE MOBILIZAÇÃO. É disso que estou falando!

    Abraço à todos!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: