Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 21, 2008

Cobertura da imprensa portuguesa

Com o aproximar das eleições, os meios de comunicação social portugueses dedicam cada vez mais espaço às eleições americanas. O que se traduz em informação de maior qualidade e rigor para os portugueses.

O DN destacou para os Estados Unidos o jornalista Ferreira Fernandes, que está a escrever para o DN/JN. Excelente notícia para nós que estamos a seguir esta campanha em Portugal. O Público também reforçou a sua presença em terras americanas, com a jornalista Maria João Guimarães, que agora está a acompanhar a Rita Siza. Portanto, temos uma boa dupla do jornal de José Manuel Fernandes nos Estados Unidos. Além do textos diários no jornal, podemos ir acompanhando o seu trabalho no Blogue do Público.

Em relação às televisões, apenas tenho conhecimento do correspondente da RTP nos Estados Unidos, Vitor Gonçalves, que está a realizar um bom trabalho. Do melhor que tenho visto na televisão. Também pode ser acompanhado no blogue. Não tenho conhecimento que a TVI ou a SIC tenham destacado uma equipa de trabalho nos Estados Unidos, mas é provável que tal venha acontecer nestas próximas duas semanas.

Em lingua portuguesa, mas com sotaque brasileiro, aconselho o blogue do jornalista Leandro Meireles Pinto, que também está nos Estados Unidos a cobrir esta campanha.


Responses

  1. Invejo a qualidade portuguesa na cobertura das eleições americanas. Aqui na Brasil só temos Globo News fazendo uma observação ou outra.

    Abraço à todos!

  2. Preferêncialmente dou prioridade a alguns sites da internet, para ir acompanhando as eleições e debates.

    Mas quando houver mais assiduamente cobertura televisiva (o que irá aontecer concerteza nestas últimas duas semanas), serei um espectador atento.

    Obrigado pela informação.

  3. Rogério aqui no Brasil há um monte de sites e coberturas:

    [http://noticias.terra.com.br/mundo/eleicoesnoseua2008/]

    [http://noticias.uol.com.br/ultnot/especial/2008/eleicaoeua/]

    [http://sergiodavila.blog.uol.com.br/]
    Este direto dos EUA com o jornalista Sérgio Dávila

    [http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/eleicoesnoseua/]

    [http://folhanasucessaodebush.folha.blog.uol.com.br/]

    [http://colunistas.ig.com.br/fronteiralivre/]

    [http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL830491-15525,00.html]

    [http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/]

    Talvez você não conheça, mas há varios outros, só no Terra, Uol e Folha as notícias postadas passam de 3000 em cada, postadas desde as primárias…

    Um abraço

  4. Na TV todas as emissoras abertas tem quadros todos os dias sobre o assunto, na CBN também, e TV Terra, TV UOL e a Record News de Tv Aberta, tem programas diários sobre as eleições e ainda essas ultimas três citas transmitiram ao vivo os três debates de Obama e McCain e ainda o dos vices…

  5. Nuno
    Você sabe até que dia pode haver arrecadações?
    Termina dia 31 ou até o dia da eleição pode haver contribuições?

    um abraço

  6. Marcelo tenho o dobro dos links que está citando, mas todos eles são desinteressantes e não passam de reproduções da BBC, FOX, TIME, Reuters, WSJournal, PosT, NBC, CNN, CBS, ABC, WSJ, NYT, LAngeles, NYPOST, BLOOMBERG, USA TODAY, NEWSweeK, Guardian etc… (tudo isso no meu browser). Ninguém é especialista em jornalismo intercional exceto é claro o responsável por este fórum. O que estou falando é que no Brasil o jornalismo tomou partido de apenas 1 candidato vc. sabe quem (com raras excessões). Sou Obamista mas estou de saco cheio de ver as tendencias óbvias que consumimos aqui no Brasil. Fórum é muito mais que reprodução ao pé da letra das fontes. Prefiro lugares onde existam o positivo conflito de opiniões. Nem quero descrever tudo que já vi da janela pra fora de nossa casa por causa do limite de caracteres e sei que não esta questionando patriotismo mas definitivamente todos estes fóruns que citou utiliza pelo menos 10 redatores cada, e ”coincidentemente“ anti-Bush e isso é bom mas nem tanto.

    Forte abraço amigo!

  7. P.S.: Marcelo, por favor dá uma olhada em quem venceu uma enquete entre Republicanos e Democratas aqui no fórum. Espero que não fique tão orrorizado quanto eu, mas seja como for, eu adoro estas controvércias extrangeiras.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: