Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 29, 2008

“Documentário” sobre Obama

Hoje à noite, Barack Obama vai ter 30 minutos de promoção no prime-time de algumas das maiores televisões americanas. O documentário incidirá sobre a biografia do candidato, bem como a sua campanha presidencial. A NBC, FOX, CBS, Univision, BET, MSNBC e TV One foram as escolhidas. Às três primeiras foi pago um milhão de dólares pelo espaço publicitário. Será esta compra milionária uma boa acção de marketing?

Obama tem liderado de forma desmesurada a presença nas televisões americanas, e este filme pretende ser a “exibição” final sobre a sua candidatura. Com uma audiência de milhões de telespectadores, a campanha democrata ambiciona com este gesto convencer os ainda eleitores indecisos. Com o talento que nos habitou, será certamente uma peça televisiva de excelente que será oferecia esta noite.

Mas o risco de parecer excessivo e desproporcionado perante os eleitores, é um cenário perfeitamente possível. A pior fase da sua campanha foi após dois momentos onde a sua campanha foi excessivamente triunfalista, como bem explica Jeanne Cummings, do Politico: o discurso em Berlim perante 200 mil pessoas e o último dia da Convenção, onde discursou no estádio perante 80 mil pessoas, no meio de colunas gregas.

A última vez que um candidato presidencial fez um acto semelhante foi em 1992, com Ross Perot, que emitiu 15 documentários na televisão nacional, e teve audiências máximas de 26 milhões de pessoas. O candidato acabaria por ter 18% dos votos, e ofereceria a presidência a Bill Clinton.

A minha opinião é que, apesar de ser um passo arriscado, Obama tem os meios financeiros para o fazer e poderá ganhar mais do que perde. Acredito que não será muito prejudicial, e pode sempre convencer alguns eleitores indecisos.

Adenda:

A Advertising Age, revista de publicidade, está a conduzir um inquérito sobre esta acção da campanha de Obama. Mas é preciso estar registado para votar.


Responses

  1. A CNN também ia entrar nesse bolo de emissoras, mas não aceitou mudar sua grade de programação:

    http://noticias.terra.com.br/mundo/eleicoesnoseua2008/interna/0,,OI3292071-EI10986,00-CNN+recusa+comercial+de+minutos+de+Obama.html

  2. O anuncio de Obama tem algo de megal’omano. Mas nao e so anuncio, inclui um directo ao comicio na Florida com Bill Clinton e uma gravacao no Daily Show com Jon Stewart

  3. A parte do directo já tinha lido. A da gravação no Daily Show não. Mas estou certo que, pelo menos, será um grande momento de televisão. Infelizmente, não poderemos seguir em directo..

    Abraço

  4. Eu só sei é que esta semana não vou ver O Justiceiro (que é exibido às 20h na NBC). Mas estou com curiosidade em saber se esta acção de campanha irá cair na Internet… Gostava imenso de ver.

    Já agora, deixo a pergunta: Já se sabem detalhes sobre a cobertura Portuguesa das eleições? A RTP e a SIC vão transmitir em sinal aberto ou apenas nos canais de notícias?

  5. De certeza que o documentário comercial de Obama irá cair na Internet. Provavelmente no próprio site de Obama.

    Ainda não vi referencia como vão as televisões portuguesas cobrir a noite eleitoral. Mas acredito que será em sinal aberto, pois será a altas horas da madrugada…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: