Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 30, 2008

Sondagens Nacionais

Barack Obama continua a liderar, diria mesmo, confortavelmente as sondagens nacionais. Depois da diferença de ontem nas tracking polls da Gallup (+3) e Rasmussen (+3), poderia pensar-se que Mccain estaria a aproximar-se decisivamente de Obama. Mas os resultados de hoje, com 5% de diferença em ambas, voltam uma o candidato democrata numa posição mais cómoda.

No entanto, a tracking poll da GWU, que apenas se refere aos battleground states, continua indicar que os candidatos estão muito próximos nestes estados. O que contraria, de certa forma, quase todas as sondagens estaduais que têm sido publicadas.

A única nota de preocupação neste quadro de sondagens para os democratas vem da Fox News. Há uma semana, no mesmo estudo, Barack Obama liderava com 9% de vantagem, enquanto hoje a margem reduziu-se para 3 pontos. Até ao fim de semana, a acreditar nas sondagens, veremos se o candidato republicano terá mesmo condições para vencer. O que continua a parecer muito improvável.


Responses

  1. Acho que o McCain ainda vai ganhar!!
    Não se esqueçam das famosas máquinas de votos e não se esqueçam que é a FOX News que vai anunciar a vitória ainda antes de qualquer meio de comnicação social!!

  2. “Até ao fim de semana, a acreditar nas sondagens, veremos se o candidato republicano terá mesmo condições para vencer.” (?!)

    Sinceramente caro amigo Nuno não consigo decifrar esta tua proposição.

  3. Talvez não me tenha explicado bem. O português está manhoso. Vou reformular.

    O que queria dizer é que, se acreditarmos nas sondagens, no final de semana poderemos ter uma perspectiva se Mccain poderá vencer. Ou seja, se Mccain tiver a 3/4 pontos de Obama, isso pode querer dizer que ainda tem possibilidades. Se as sondagens indicarem que está a 6/7 pontos, então nem um milagre salvará…Isto, se as sondagens estiverem certas…

    Abraço

  4. Reformulada a proposição, estou absolutamente de acordo consigo.

    Um forte abraço.

  5. Caro Nuno,

    “A única nota de preocupação neste quadro de sondagens para os democratas vem da Fox News.”

    A propósito, recomendo:
    http://marcambinder.theatlantic.com/archives/2008/10/counterevidence_watch_obama_3.php

  6. O Jorge A. antecipou-se e ainda bem: essa sondagem da Fox é uma fraude. Os resultados são quase idênticos à anterior (Obama +9), só que os senhores da Fox, conhecidos pela sua imparcialidade, alteraram em mais de 10% a identificação partidária para equilibrar a amostra. Ninguém acredita que o rácio de eleitores deste ano possa ser D41%, R39%, como indica a nova amostra.

    Eu não vejo grandes sinais de mudança na corrida. McCain continua a 5-6 pontos; e atrás onde não pode de maneira nenhuma perder (VA, CO). Mesmo que OH e FL caiam para o lado Republicano – o que não é líquido – sem VA e CO, McCain só ganha com o tal “milagre” da Pensilvânia…

    Grande abraço!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: