Publicado por: Nuno Gouveia | Outubro 31, 2008

Artigo Jornal Negócios*

No dia de 2 de Setembro os republicanos estavam muito agitados. A Convenção de Minneapolis-St. Paul não estava a correr de feição. O primeiro dia tinha sido anulado perante a ameaça de catástrofe em Nova Orleães, e no dia anterior, Fred Thompson e Joe Lieberman não tinham estimulado os delegados. E para desagrado destes, a imprensa “massacrava” Sarah Palin há vários dias, seja pela sua inexperiência, pela gravidez da sua filha ou pelo “troopergate”. Sentia-se no ar um clima de apreensão, com os republicanos a recear que a prestação da Governadora do Alasca fosse desastrosa.

Nesse terceiro dia, Palin teve antecessores de respeito, e que foram essenciais para o seu sucesso. Os antigos candidatos presidenciais Mike Huckabee, Mitt Romney e Rudy Giuliani proferiram discursos inflamados, que colocaram o Xcel Energy Center completamente ao rubro. Pela primeira vez senti um entusiasmo genuíno entre os republicanos. Sarah Palin entrou, e recebeu uma estrondosa ovação de vários minutos. Nos primeiros instantes da intervenção já tinha arrebatado por completo a audiência. A sala estava “eléctrica” com a sua presença e os delegados republicanos em êxtase. Com um estilo agressivo, que viria a marcar a sua prestação nesta campanha, apelou à alma do Partido Republicano, e marcou decisivamente a Convenção. Pode não ter cativado o eleitorado independente, mas conquistou um lugar de destaque na ala conservadora do GOP. Se John Mccain perder na próxima terça-feira, a corrida pela nomeação para 2012 terá começado nesta noite.

* Publicado na edição de 31.10.08

O Jornal de Negócios está desde terça-feira, e até ao dia das eleições, a publicar uma série de reportagens especiais sobre esta campanha presidencial, com especial incidência nos aspectos económicos, mas não só. Tenho lido com muito interesse esta “Série 6 dias”.

Gentilmente recebi um convite para escrever na edição de hoje sobre o “momento” da Convenção Republicana de Minneapolis, ao lado de Luís Queiró, que também esteve em Minneapolis, e Ana Gomes e Mário David, que estiveram em Denver. Agradeço ao Jornal de Negócios por mostrarem interesse em publicar o meu ponto de vista.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: