Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 1, 2008

The October Surprise

Já cá faltava, mas este ano aconteceu em Novembro. A notícia que uma tia de Barack Obama está a viver ilegalmente em Boston está a ocupar parte da agenda mediática deste sábado nos Estados Unidos. Inteligentemente, a equipa de Barack Obama já desmentiu que tivesse conhecimento da situação, e entretanto anunciou que já devolveu as pequenas contribuições doadas pela sua tia, no valor de 265 dólares, dado que cidadãos estrangeiros não podem contribuir para campanhas políticas americanas. David Axelrod certificou que, apesar de já ter tido vários encontros com a sua familiar africana, eles não têm um relacionamento próximo.

A notícia foi dada pela Associated Press, que não confirmou, como é óbvio, de onde veio a fonte. Zeituni Onyango vive nos Estados Unidos há alguns anos, tendo presenciado a tomada de posse de Obama no Senado em 2005.

Esta notícia levanta algumas questões. Em primeiro lugar, o timing da sua saída. Ninguém acredita que tenha saído três dias antes das eleições por acaso. A fuga de informação deverá ter vindo do Departamento de Justiça. John Mccain tem-se recusado a comentar esta polémica, mas é obvio que ambiciona retirar proveitos deste ciclo noticioso.

Por outro lado, analiticamente, esta questão não nos diz nada sobre Barack Obama. Se fosse provado que ela tinha sido favorecida de qualquer forma devido ao seu estatuto familiar, ou que esta situação fosse conhecida do candidato democrata, seria diferente. Ele não é responsável sobre os actos dos seus familiares, sendo que a única crítica objectiva que se pode fazer é ter recebido contribuições de uma cidadã estrangeira, o que pode ter acontecido mais vezes. Mas dado o sentimento anti-imigração ilegal em certos sectores do país, é possível que algumas pessoas se sintam constrangidas em votar Obama. Mas este tipo de pessoas é o típico eleitor republicano das áreas rurais, portanto, já estará comprometido eleitoralmente com o GOP.

A minha percepção: este facto será completamente irrelevante para a corrida eleitoral. E até tenho muitas dúvidas em denominar isto da surpresa de Outubro, mas à falta de melhor!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: