Publicado por: Nuno Gouveia | Novembro 3, 2008

Dez estados

Ohio, Carolina do Norte, Missouri, Colorado, Florida, Nevada, Pennsylvania, Indiana, Virgínia e New Hampshire. Estes serão os estados que vão decidir as eleições. À excepção da Pennsylvania e New Hampahire, todos votaram George W. Bush em 2004, e para Mccain ser eleito, precisaria de vencer quase todos.

Neste momento, e segundo a média do Real Clear Politics, o candidato democrata lidera todos menos o Indiana e Missouri. O candidato republicano recuperou nos últimos dias, surgindo hoje à frente no Ohio e Carolina do Norte em sondagens da Mason-Dixon. Mas, mesmo vencendo estes quatro estados, ainda precisaria de 50 votos eleitorais. E caso conseguisse manter a Virgínia e Florida, ainda precisaria de dez votos eleitorais, que só poderiam estar na Pennsylvania. O Colorado, o New Hampshire e o Nevada parecem já completamente fora do alcance dos republicanos. O mesmo se passa com a Pennsylvania, mas Mccain continua a acreditar que vencer neste estado é a sua única hipótese. E por isso esta conjectura.

Os indecisos ainda continuam a representar quase 10 por cento em algumas sondagens, sendo que são quase todos brancos e potenciais eleitores de centro direita. Mas para Mccain ganhar teria ter o voto de mais de 75 por cento, coisa que nunca aconteceu na história das eleições americanas. Por outro lado, já votaram milhões de eleitores, e segundo os dados conhecidos, mais de 55% terão votado em Obama. E claro, há a máquina democrata, como expliquei no post anterior, é neste momento muito mais competente. Por alguma coisa, as casas de apostas dão 1/10 para Mccain.


Responses

  1. Caro nuno
    o ultimo artigo da campanha, de ambos os candidatos

    http://online.wsj.com/article/SB122567508079392051.html?mod=article-outset-box

    http://online.wsj.com/article/SB122567490887592021.html?mod=article-outset-box

  2. Lewis Hamilton tirou tumultuadamente por um ponto a vitória de meu compatriota Felipe Massa o título de Fórmula 1. Mas amanhã Obama terá uma vantagem acima de 180 delegados para MacCain, vitória folgada acrdeito. Esta semana será histórica pelo fato destes 2 inexoráveis triunfos.

    Abraço à todos!

  3. No mínimo 333 votos a favor do Democrata.
    Esta é minha aposta.

    Abraço à todos!

  4. […] Um bom resumo do que os candidatos prometem para a América. A não perder! (Agradeço ao Joaquim Sarmento pela […]

  5. Caro Nuno, não concordo totalmente…

    Parece-me que o New Hampshire está seguro para Obama. Se tal não acontecer, também a Georgia e o próprio Arizona estão em jogo, com vantagens inferiores a 5% para McCain, para já não falar nos virtualmente empatados North Dakota e Montana.

    Assim, amanhã acredito que estarão em disputa os seguintes estados: Pennsylvania, Florida, Ohio, Georgia, North Carolina, Virginia, Indiana, Missouri, Arizona, Colorado, Nevada, New Mexico, Montana e North Dakota.

    Já agora, não sei se estas a pensar nisso, mas sugeria um post de previsões. Para uso próprio, fiz as minhas para todos os estados, tipo “euromilhões”.

    Até amanhã….pela noite dentro


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: